Netflix acaba com o plano básico e começa a migrar assinantes para plano com anúncio; veja mudanças

Usuários começaram a receber comunicado sobre fim do plano

PUBLICIDADE

Foto do author Vitor  Queiroz
Por Vitor Queiroz
Atualização:

Em outubro de 2023, a Netflix anunciou que iria acabar com o seu plano básico no Brasil, como havia feito em outros países, como os Estados Unidos e a França. Agora, um ano depois, a empresa passou a notificar os assinantes brasileiros de que haverá uma migração automática para o plano padrão com anúncios a partir da próxima fatura, caso não queiram adquirir um plano pago mais caro.

Desde o ano passado, a Netflix deixou de ofertar o plano básico, mas assinantes antigos podiam permanecer com o serviço. No entanto, a companhia reforçou a aposta em planos mais vantajosos para o negócio. Na carta aos acionistas publicada no último balanço de outubro deste ano, referente ao terceiro trimestre, a Netflix afirmou que a decisão de descontinuar o plano básico é uma tentativa de conciliar uma melhora na monetização refinando preços e planos oferecidos pela empresa.

Netflix encerrou plano no básico  Foto: ink drop/Adobe Stock

O que muda?

PUBLICIDADE

Agora, todos os planos da Netflix possuem uma resolução mínima de 1.080p, frente aos 720p oferecidos no plano básico - e os conteúdos poderão ser baixados e assistidos em pelo menos dois aparelhos compatíveis por vez. O e-mail enviado aos assinantes do plano básico afirma que o preço será reduzido de R$ 25,90/mês para R$ 20,90/mês nessa migração do plano básico para o padrão com anúncios.

O usuário pode, no entanto, contratar outros dois pacotes disponíveis ofertados: o plano padrão e o premium, que tem um acréscimo significativo nos preços quando comparado com o plano básico, custando R$ 44,90/mês e R$ 59,90/mês, respectivamente. A empresa está apenas notificando os usuários por enquanto, afirmando que haverá essa migração no próximo pagamento da fatura do serviço pela pessoa.

No plano padrão com anúncios, o usuário terá acesso ao catálogo da Netflix com uma pequena parcela de títulos indisponíveis que estarão sinalizados com um ícone de cadeado.

Publicidade

Além disso, pequenos recortes de publicidade que, segundo a Netflix, poderão aparecer antes, no meio ou depois do conteúdo selecionado irão aparecer frequentemente. A duração desses anúncios poderá ser de 10 a 75 segundos, os blocos de anúncios poderão durar de 30 a 75 segundos, podendo ter conteúdo de até três comerciais.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.