PUBLICIDADE

WhatsApp: o que pode fazer você ser banido do app de mensagens?

Determinadas ações podem fazer com que a sua conta seja deletada ou suspensa

PUBLICIDADE

Por Sabrina Brito

Você sabia que pode ter a sua conta excluída do WhatsApp? De modo geral, isso acontece os Termos de Serviço da plataforma são violados, o que pode acontecer de várias maneiras diferentes.

Uma maneira de ter a sua conta banida é ficar mais de 120 dias sem usar o app. Quando isso ocorre, a rede social compreende a inatividade e bloqueia aquele número. Antes disso, no entanto, a pessoa é avisada sobre o banimento e recebe informações para evitar o apagamento da conta.

Conheça algumas formas de perder acesso à sua conta do WhatsApp Foto: Bruna Arimathea/Estadão

PUBLICIDADE

“O conteúdo armazenado no aparelho do usuário antes de a conta ser apagada será mantido até que o usuário apague o WhatsApp de seu aparelho. Se o usuário registrar-se novamente no WhatsApp com o mesmo aparelho, o conteúdo armazenado no aparelho voltará a ficar disponível”, relata o site do app.

Outra forma de ser banido se baseia no envio de spam e vírus por meio do WhatsApp. A maior parte dessas pessoas é detectada por meio de denúncias realizadas por outros usuários.

Além disso, quando o usuário é bloqueado por outros várias vezes dentro de um período de 24 horas, sua conta é banida. Se isso acontecer de forma enganosa com você, basta contatar o suporte do aplicativo para reportar o erro.

Uma forma bizarra de ser chutado para fora da plataforma é o uso de versões não oficiais do WhatsApp, como o WhatsApp GB e do WhatsApp Plus. Isso, claro, não apenas vai contra os termos de uso do app, como também coloca em risco a privacidade e a segurança do usuário. Recomenda-se apenas a utilização da plataforma original.

O envio de fake news pelo WhatsApp também vai contra suas políticas. Assim, quando ocorrem denúncias por parte de outros usuários, pode haver o bloqueio da conta. De modo semelhante, a propagação de mensagens com ofensas ilícitas ou intimidadoras podem ser causa suficiente para a suspensão do usuário da plataforma.

Publicidade

“Alguns exemplos de atividades não permitidas no WhatsApp são envio de spam, aplicação de golpes ou qualquer outra atividade que coloque em risco a segurança das pessoas que usam nossos serviços”, complementa o WhatsApp em seu site oficial.

Outro uso proibido da plataforma é para fins de extração de informações. “A extração é a prática de coletar de dados de maneira automatizada, em pequena ou grande escala, para qualquer fim proibido. Essa prática de coleta de dados pessoais, incluindo número de telefone, foto do perfil e recado do WhatsApp, configura uma violação dos nossos Termos de Serviço”, informa o aplicativo.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.