R$ 54 mil por mês: Influenciadoras criadas por IA já faturam alto com publicidade

Aitana e Maia, modelos virtuais da agência The Clueless, geram sucesso e críticas, refletindo uma tendência no mercado de influenciadores

PUBLICIDADE

Foto do author Alice Labate

A agência de modelos espanhola The Clueless investiu em uma criação um tanto inusitada: uma influenciadora digital totalmente criada por inteligência artificial (IA). Batizada de Aitana, a modelo virtual “de 25 anos” já participa de campanhas publicitárias que fatura até € 10 mil por mês (ou R$ 54 mil mensais).

Ao site Euronews, Rúben Cruz, fundador da The Clueless, explicou que a ideia surgiu devido à falta de profissionais humanos disponíveis para a companhia. A agência conta que, em julho, enfrentou problemas financeiros por conta da queda de número de modelos trabalhando na empresa. Analisando as causas de projetos adiados, Cruz identificou influenciadores e modelos como os principais causas para a inviabilidade de projetos.

Demanda por modelos virtuais impulsionados por IA sinaliza uma revolução no marketing digital, com a agência The Clueless liderando o caminho ao oferecer alternativas personalizadas para marcas Foto: Reprodução/Instagram/@fit_aitana

PUBLICIDADE

Aitana rapidamente conquistou mais de 121 mil seguidores no Instagram e já faz publicidade para diversas marcas de luxo, dentre elas Balenciaga e Victoria’s Secret, ganhando cerca de € 1 mil por anúncio. O sucesso não parou por aí, com celebridades enviando mensagens sem perceber que ela foi criada por IA.

A equipe da agência realiza reuniões semanais para moldar a vida fictícia de Aitana, utilizando IA e especialistas em design. O processo envolve o Photoshop para criar a ilusão de uma vida real, permitindo à modelo virtual, por exemplo, “passar o fim de semana em Madrid”.

Publicidade

Diferente das modelos tradicionais, Aitana possui uma personalidade distinta, com conteúdos voltados para fitness, além de ter um perfil ativo em plataformas de conteúdo adulto. A agência alega que a criação de Aitana foi cuidadosamente pensada para refletir os gostos e tendências da sociedade.

Maia é a segunda modelo virtual criada pela The Clueless após sucesso de Aitana Foto: Reprodução/Instagram/@limaiaaa

O sucesso levou à criação de Maia, uma segunda modelo virtual, indicando a crescente demanda por influenciadores digitais de IA. Enquanto alguns veem a iniciativa como uma forma de democratizar o uso de modelos, críticos expressam preocupações sobre os padrões irreais e a sexualização das imagens geradas.

Apesar das críticas, a agência diz que recebe diversos pedidos de marcas interessadas em modelos personalizados. Ao Euronews, a agência diz acreditar que essa abordagem pode reduzir os custos do mercado e beneficiar pequenas empresas que buscam alternativas às campanhas publicitárias tradicionais.

*Alice Labate é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.