Sabe o que é ‘orbiting’? Conheça o novo pesadelo da geração Z nos apps de namoro

Comportamento nos serviços gera ansiedade e frustração nos mais jovens

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Por Eva Roytburg (Fortune )

Para a geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), termos como “attachment style,” “love bombing” e “breadcrumbing” transformaram a vida amorosa em um jogo de estratégia e sobrevivência.

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As redes sociais e os aplicativos de namoro não só deram força a tendências há muito existentes, como o “ghosting”, mas também a novas situações para os que buscam o amor. A mais recente é o “orbiting” (ou orbitar, em português).

Benjamin Camras, conhecido como “The Flirt Coach” (coach de paqueras) por seus 262 mil seguidores no TikTok, define o fenômeno como a situação em que um ex-namorado, ex-paquera ou até mesmo interesse romântico continua conectado a você pela internet, mas parou de se envolver diretamente em suas atividades online.

Apps de namoro permitiram novas situações em relacionamentos românticos  Foto: Ricardo Lima/Estadão

“Um de vocês, ou ambos, estão observando um ao outro, portanto, assistem às histórias um do outro, olham as postagens, mas não estão realmente deixando uma pegada digital, a não ser pelas visualizações que podem ser registradas”, diz Camras. “Você não dá likes, não deixa comentários ou não manda mensagens privadas, você está apenas meio que lá.”

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Se você já se conectou com um parceiro nas redes sociais, é provável que já tenha experimentado o orbiting, afirma Camras. Embora a experiência seja comum e não seja inerentemente negativa, ele notou que o fenômeno causa ansiedade em muitas pessoas mais jovens. No entanto, pelo menos um aplicativo de namoro - o Hinge - está capitalizando essa tendência e tentando entender por que o namoro online para a geração Z pode ser tão complicado.

Para as gerações mais antigas, acostumadas a depender exclusivamente de ligações telefônicas fixas para se conectar a alguém, o conceito de se fixar no comportamento online do outro pode parecer absurdo. Entretanto, para um típico membro da geração Z, que cresceu imerso na comunicação digital, as normas da mídia social moldam suas percepções. Por exemplo, os indivíduos mais jovens podem interpretar um atraso no envio de mensagens de texto como falta de interesse e podem até mesmo reter intencionalmente as respostas para parecerem indiferentes ou misteriosos.

Essa é uma das perguntas mais comuns que Camras recebe como coach de relacionamentos para jovens: alguém tem um primeiro encontro excelente e, depois, antes do segundo encontro, percebe um distanciamento.

“A pessoa se afasta um pouco, mas continua assistindo às suas histórias, então você envia uma mensagem direta e ela não responde, mas continua ativa online”, diz ele. No final das contas, no entanto, esses sinais não se transformam em informações produtivas.

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Sabrina Zohar, coach de relacionamentos online com quase 900 mil seguidores no TikTok, argumenta que as redes sociais levam muitos jovens a se iludir com sinais que não são significativos. Acompanhar a atividade de alguém estimula uma “queda de dopamina e uma alta de cortisol”, fazendo com que os jovens fiquem obcecados em criar narrativas que não estão enraizadas na realidade, enfatizou ela.

Linguagem corporal digital

A pressão de entender e responder a esses sinais tornou-se esmagadora para a geração Z, que agora evita aplicativos de namoro por considerá-los sem autenticidade. Em resposta, aplicativos como o Hinge tentaram entender as novas e complexas formas de comunicação da era digital.

Em fevereiro, o Hinge fez referência à “linguagem corporal digital” em um novo relatório chamado DATE (Data, Advice, Trends, and Expertise, ou Dados, Conselhos, Tendências e Expertise), que estudou os hábitos de namoro da geração Z. Essa “linguagem corporal digital” refere-se ao tipo de sinais de que Camras e Zohar falaram: “emojis, pontuação, duração da mensagem e tempo de resposta”. Essas são as dicas sutis e não verbais que os namorados dão.

Embora essas formas de comunicação (ou a falta delas) possam parecer triviais, os dados do relatório sugerem que elas são importantes.

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Segundo o estudo, dois em cada três namorados que usam o Hinge dizem que observam o tempo de resposta das mensagens para determinar se a pessoa com quem estão conversando está falando sério sobre ter um encontro. Três em cada quatro dizem que iniciar uma conversa é um sinal claro de interesse.

O relatório da Hinge permite que a geração Z analise a linguagem corporal digital. Por exemplo, o relatório explica o que significa se uma pessoa do Hinge pedir para transferir sua conversa para outro aplicativo de mensagens (o relatório diz que isso pode ser um “sinal de interesse”) ou se eles enviarem memes, mas não tiverem marcado um encontro (isso “não diz muito sobre o que a pessoa está pensando sobre o relacionamento”).

A mudança para atrair as gerações mais jovens é necessária para os aplicativos de namoro. No entanto, isso também pode ser um sinal de que os aplicativos estão começando a entender os efeitos psicológicos que tiveram sobre os jovens adultos.

As pessoas apaixonadas sempre foram obsessivas, afirma Zohar. Mas agora as ferramentas para manter alguém em um ciclo são abundantes.

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“Você fica empolgado quando publica aquele Storie. Você mal pode esperar para ver se (sua paixão) o vê, e então ela não entra em contato, e você volta a esse ciclo de novo, do que mais posso fazer para chamar a atenção dessa pessoa?” afirma Zohar. “Você está tentando controlar as outras pessoas, mas o que precisamos começar a fazer é trazer isso para dentro de nós e dizer: ‘Se não é bom que essa pessoa esteja orbitando em torno de você, estabeleça alguns limites’.”

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

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