Sam Altman é eleito CEO do ano pela revista Time; relembre sua atuação em IA

Altman é CEO da OpenAI, startup pioneira de IA generativa, e obteve muito destaque ao longo de 2023

PUBLICIDADE

Foto do author Alice Labate

Sam Altman foi eleito CEO do ano 2023 pela revista americana Time, que elege anualmente as personalidades mais marcantes do ano. O executivo é CEO e fundador da empresa de inteligência artificial (IA) OpenAI, que dominou o segmento nos últimos meses.

Altman já havia sido considerado uma das 100 pessoas mais importantes de IA em 2023 pela revista, mas é a primeira vez que é eleito CEO do ano. O título vem junto com a onda de IA, que começou em janeiro, logo após o lançamento do ChatGPT, da OpenAI, em novembro de 2022. A empresa vem se destacando como líder em um campo que avançou rapidamente e incentivou outras grandes empresas de tecnologia a investirem nesse mercado.

Sam Altman foi destaque em 2023 e foi eleito CEO do ano pela Time Foto: REUTERS/Lucy Nicholson

PUBLICIDADE

Entre os feitos, Altman também se destacou pelo lançamento do GPT-4, versão mais atual da IA que alimenta o ChatGPT, capaz de criar imagens, além de fazer traduções e produzir textos. Por ter sido o pioneiro dessa área das IAs generativas, Altman foi muito elogiado por executivos de tecnologia e até chegou a ser comparado com Steve Jobs.

Apesar de todo o destaque que Altman teve ao longo do ano, o CEO foi demitido da OpenAI em 17 de novembro sem muitas explicações mas, após cinco dias, foi readmitido ao cargo. O período de caos chocou o mundo da tecnologia, mas teve uma reviravolta impactante, com a recondução de Altman ao cargo e a demissão do conselho da OpenAI que barrou seu líder.

Publicidade

Apesar das incertezas sobre sua demissão, analistas acreditam que o real motivo teria sido um desacordo de ideias entre Altman e o conselho da OpenAI sobre o futuro da empresa. No entanto, toda a equipe da startup ameaçou se demitir caso Altman não voltasse, e assim, prestes a migrar para a Microsoft, ele voltou a ser presidente-executivo.

*Alice Labate é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.