O Uber anunciou no início do mês a ampliação do seu serviço de segurança U-Código para os motoristas. A funcionalidade permite que o condutor solicite um código de confirmação ao usuário antes de iniciar a corrida e já tinha sido implementada como teste em algumas cidades, mas deve chegar para todo o Brasil.
O recurso é opcional, pode ser ativado ou desativado a qualquer momento, e funciona como uma medida de segurança para evitar confusões entre condutor e passageiro. Para ativá-lo, vá até a opção Central de Segurança, em seguida toque em Verificação de U-Código, e habilite o pin.
No caso do usuário, a função pode ser ativada ao clicar em Conta no canto inferior direito, depois em Configurações, Confira sua Viagem, e Use o código para confirmar as viagens. A funcionalidade para os passageiros não é nova, ela está disponível desde janeiro de 2020, com opção de ativação noturna, entre 21h e 6h.
A empresa tem expandido cada vez mais seus recursos de segurança, alguns deles estão em Preferência de Segurança, ainda existe a possibilidade de selecionar a função para algumas ou todas as viagens:
U-Ajuda: Faz a checagem de rota, monitora se o condutor fez desvio de caminho, paradas longas inesperadas ou encerrou a viagem antes do previsto. Uma mensagem vai ser enviada para o motorista e o usuário, perguntando se precisam de suporte.
U-Áudio: Motoristas e usuários podem solicitar que o aplicativo grave o ambiente caso se sintam desconfortáveis. O arquivo vai ser enviado de forma criptografada para o Uber.
U-Acompanha: Motoristas e usuários podem compartilhar a viagem em tempo real com quem desejarem.
Em janeiro de 2024, a empresa também lançou para todo o Brasil o “Uber Adolescente”, um serviço voltado para a segurança de menores de idade. Com ele, os pais podem criar uma conta para seus filhos, monitorar a viagem em tempo real e gerenciar os créditos do adolescente.
Com essas iniciativas, o Uber busca aumentar a segurança tanto dos motoristas quanto dos passageiros, e diminuir a confusão na hora do embarque.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.