WhatsApp testa compartilhamento de arquivos sem internet; veja mudanças

Também há alterações na seção dos canais da plataforma, que se tornam mais visíveis

PUBLICIDADE

Por Sabrina Brito

Segundo informações do site WABetaInfo, o WhatsApp está desenvolvendo um novo recurso que permitirá que o usuário envie e receba documentos, fotos, vídeos e outros arquivos mesmo sem ter conexão à internet. O mecanismo funcionaria com pessoas próximas ao usuário no momento do envio.

A ferramenta ainda está sendo trabalhada no WhatsApp em sua versão beta para Android. De acordo com o site, ao que tudo indica, a empresa está em vias de introduzir uma funcionalidade semelhante aos aparelhos que operam com sistema operacional iOS, da Apple.

WhatsApp passará por mudanças, informa site Foto: Bruna Arimathea/Estadão

PUBLICIDADE

Haveria uma diferença entre o funcionamento do novo recurso em dispositivos móveis que possuem iOS e que possuem Android: nos primeiros, seria necessário escanear um QR code para iniciar o compartilhamento do arquivo, enquanto, nos segundos, bastaria usar o método de detecção de proximidade dos aparelhos já embutido nos celulares Android.

No entanto, como se trata de uma funcionalidade ainda em fase de desenvolvimento, a forma de implementação final do serviço ainda é desconhecida. Assim, pode ser que, quando liberada a função para todos os usuários do WhatsApp, ela opere da mesma forma para iOS e Android.

Publicidade

Atualizações

Além disso, a plataforma está trabalhando em um novo botão na aba “Atualizações”. Por meio dele, será possível que usuários entrem e conheçam novos canais. O botão, chamado “Conhecer”, ficará acima das atualizações dos canais que a conta já participa.

Os canais do WhatsApp são uma função do aplicativo que constrói uma comunicação direta entre quem posta e quem recebe determinado conteúdo. Dessa forma, é possível se inscrever para receber posts dos mais variados temas e assuntos.

A atualização faz com que seja possível explorar novos canais de forma rápida, tornando o processo mais acessível e deixando a opção dos canais mais visível para o usuário. Desse modo, o recurso poderia ser mais utilizado.

Ainda de acordo com o WABetaInfo, o processo de criação de um novo canal também sofreu mudanças, integrando agora uma opção dentro do botão de três pontos no topo da aba “Atualizações”.

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.