No verão passado, a situação era terrível para o Conselho de Supervisão da Meta, um tribunal experimental de jornalistas, analistas e especialistas com poderes para investigar o tratamento dado pela Meta a publicações polêmicas. A Meta, única financiadora da iniciativa, havia ameaçado privadamente retirar o apoio, forçando o conselho a cortar custos ou buscar novas fontes de receita.
O Conselho de Supervisão tentou durante anos, sem muita sorte, encontrar novos clientes, entrando em contato com o YouTube, TikTok, Pinterest e uma série de outras empresas de tecnologia, de acordo com meia dúzia de pessoas familiarizadas com os esforços do conselho, todas elas falando sob condição de anonimato para discutir assuntos organizacionais privados. Muitos citaram a reputação manchada da Meta, observando que o conselho (lançado com grande alarde em 2020) não conseguiu melhorar a imagem da gigante das mídias sociais.
Agora, no entanto, o Conselho de Supervisão pode ter uma segunda chance. Uma lei europeia abrangente, conhecida como Lei de Serviços Digitais (DSA), exige que as empresas de tecnologia estabeleçam um grupo independente de especialistas focado em usuários de mídias sociais que desejam recorrer de restrições em suas contas. E o conselho da Meta agora está se oferecendo para a tarefa.
O fundo do conselho, uma entidade independente que supervisiona suas finanças, financiou um centro separado para lidar com o fluxo de recursos de usuários europeus, disseram algumas das pessoas. Thomas Hughes, ex-diretor administrativo do Conselho de Supervisão, liderará a nova organização, que se candidatou a ser um “órgão de solução extrajudicial de controvérsias” na Irlanda.
A copresidente do Conselho de Supervisão, Helle Thorning-Schmidt, disse em um comunicado que “o fundo do Conselho de Supervisão está explorando essas iniciativas, que teriam que ser totalmente independentes do Conselho”.
Alguns funcionários e membros do conselho temem que o foco em casos menores de moderação de conteúdo possa prejudicar a missão original do grupo de responsabilizar uma rede social usada por bilhões de pessoas. Nos primeiros dias do conselho, os repórteres cobriram suas decisões sobre discurso de ódio, desinformação sobre o coronavírus e a polêmica proibição do ex-presidente Donald Trump, como briefings no Salão Oval. Alguns especialistas elogiaram o conselho - que poderia até mesmo passar por cima do CEO da Meta, Mark Zuckerberg - como um novo modelo de governança de mídia social.
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Quatro anos depois, as mudanças no setor colocaram o Conselho de Supervisão no limbo. Como muitas empresas de mídia social, a Meta enfraqueceu ou cortou muitos dos sistemas e funcionários que antes protegiam a plataforma contra possíveis danos, mudando seu foco para cumprir a lei europeia histórica. Alguns observadores criticam o conselho como uma organização lenta, com um preço elevado, e questionam sua relevância para a empresa, para os órgãos reguladores e para o público em geral.
Enquanto isso, o conselho está tentando reforçar sua influência, nomeando novos líderes com o mandato de assumir um número maior e mais produtivo de casos com menos dinheiro da Meta.
O Conselho de Supervisão da Meta ainda tem que provar seu valor
Evelyn Douek, professora de Stanford
“Para que tenha poder, a Meta precisa acreditar que está agregando valor”, disse Evelyn Douek, professora assistente de direito em Stanford que estudou o conselho. “O conselho ainda tem que provar seu valor.”
Um ‘grande experimento’
Noah Feldman concebeu o Conselho de Supervisão durante um cansativo passeio de bicicleta em 2018 pelas colinas da Old La Honda Road, em North Bay. Sua colega de faculdade - a então chefe de operações (COO) da Meta, Sheryl Sandberg - havia agendado para o professor de direito de Harvard reuniões com os responsáveis pelas políticas da empresa para saber mais sobre os problemas enfrentados pelas empresas de mídia social.
Na opinião de Feldman, muitas das questões mais polêmicas da empresa não faziam parte do conhecimento especializado de seus funcionários.
O que o Facebook precisa é de uma Suprema Corte, pensou ele - um grupo de pessoas de diferentes áreas que poderiam usar sua experiência para tomar decisões difíceis. Feldman digitou um memorando de 1,2 mil palavras e o enviou a Sandberg por cortesia. Sandberg, inicialmente cética, passou-o para Zuckerberg.
Ele se interessou.
‘Sob o microscópio’
Os líderes do Comitê de Supervisão há muito entenderam que sua dependência do financiamento da Meta o tornava vulnerável.
Em 2020, os funcionários do Conselho começaram a propor às plataformas de Internet com desafios semelhantes de liberdade de expressão que desenvolvessem suas próprias diretrizes de conteúdo com o conselho, disseram pessoas familiarizadas com o assunto. As empresas de tecnologia, em sua maioria, recusaram a oferta, dizendo: “Não precisamos estar sob o microscópio”, de acordo com uma pessoa familiarizada com o esforço.
Mas a situação financeira da Meta mudou no final de 2022, quando o colapso da publicidade digital fez com que a empresa sediada em Menlo Park, na Califórnia (EUA), começasse a demitir milhares de funcionários.
A Meta sinalizou para os líderes do Conselho de Supervisão que eles também deveriam racionalizar os custos, dando a entender que a empresa poderia não manter o financiamento em seu nível atual, de acordo com quatro pessoas familiarizadas com o assunto. Há um “ajuste em nosso orçamento que acreditamos ser decorrente do ajuste que a Meta fez em seu próprio orçamento no ano passado”, disse Thorning-Schmidt.
A diretora de governança da Meta, Jennifer Broxmeyer, que supervisiona o relacionamento da empresa com o conselho, disse que a gigante da tecnologia protege a independência do grupo e não o pressionou a cortar empregos, acrescentando que a empresa espera continuar financiando o conselho no futuro.
Enquanto isso, a administração do Conselho de Supervisão já estava trabalhando em seu segundo ato: ajudar empresas como a Meta a cumprir a DSA, aprovada pela primeira vez em 2022. O conselho poderia avaliar os perigos das plataformas online (uma avaliação de risco exigida pela lei) ou criar os órgãos de liquidação para permitir que os usuários contestem as decisões da empresa, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.
A ideia dos recursos decolou, com Hughes lançando as bases com os órgãos reguladores da União Europeia, que precisariam aprovar o esforço. Um grupo de curadores foi nomeado para supervisionar o novo centro de recursos, enquanto a ex-vice-presidente executiva, Amy Studdart, foi escolhida para ser a diretora interina. A administração do Conselho de Supervisão está procurando um diretor permanente e, ao mesmo tempo, está preenchendo a lacuna deixada pelos funcionários demitidos nos últimos meses.
A DSA tornou os serviços do conselho mais atraentes para outras empresas de tecnologia. Os administradores do Conselho de Supervisão elogiaram a experiência do grupo na tomada de decisões imparciais sobre os desafios de moderação de conteúdo polêmico enfrentados pelo Meta, de acordo com uma apresentação de slides, que foi vista pelo The Washington Post.
As plataformas participantes se beneficiarão “do conhecimento e da experiência testados e comprovados do Conselho de Supervisão no gerenciamento de apelações de usuários”, diz o deck.
Broxmeyer disse em um comunicado que “a Meta já disse antes que apoia que o Conselho explore o possível alinhamento com a Lei de Serviços Digitais e uma seção transversal mais ampla do setor dessa forma”.
Nos bastidores, o centro é controverso. Alguns membros temem que isso mude a percepção do grupo de uma organização que emite opiniões políticas ponderadas para uma que toma decisões pro forma de moderação de conteúdo para usuários europeus. Também não está claro se o novo centro de apelações ou quaisquer outras iniciativas voltadas para a DSA serão suficientes para financiar a organização.
Por enquanto, os líderes do Conselho de Supervisão estão pedindo aos funcionários que tenham paciência enquanto o grupo trabalha em algumas das questões espinhosas que estão por vir.
“Ao passarmos por essa mudança, todos os envolvidos estão alinhados para garantir que o Conselho esteja preparado para um impacto de longo prazo à medida que a regulamentação, a tecnologia e o cenário geopolítico transformam o mundo ao nosso redor”, escreveu Studdart em um memorando recente para os funcionários. “Isso requer visão de futuro e liderança qualificada, sua dedicação e experiência, e um compromisso de longo prazo da Meta.”
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