O Spotify lançou nesta terça-feira, 31, a ferramenta de compatibilidade musical da plataforma de streaming, conhecida como Match. A função tem como objetivo buscar uma combinação entre o que o usuário e amigos ouvem em comum — similar ao que a rede social Last.fm faz, mas sem a sugestão de novos conteúdos.
A plataforma promete gerar uma playlist customizada para cada usuário que fizer a combinação com um amigo, gerando possibilidades a partir do que cada um ouve. Ao final do 'match', haverá uma pontuação para mostrar o quão similar é o gosto dos dois usuários.
Além disso, será possível compartilhar o resultado e a playlist nas redes sociais, como nos Stories, do Instagram. Novas artes de capa estarão disponíveis para fácil acesso.
Os usuários assinantes do Spotify (premium) terão a possibilidade de ver especificamente quais gêneros musicais contribuíram para o resultado da combinação, podendo "reivindicar" o gosto para si — caso um amigo tenha apresentado um artista a outro, por exemplo.
Como ativar o Match, do Spotify
No aplicativo para smartphones, o recurso poderá ser acionado no hub Feito para Você, por meio do botão Criar Match. Na tela, é possível convidar para a combinação os amigos, que devem aceitar a mensagem. Em seguida, o sistema a playlist será criada e será apresentada na tela dos dois usuários.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.