Apple pode aposentar capa do iPhone feita com plástico reciclável por durabilidade ruim

Substituto do couro em acessórios da empresa, FineWoven recebeu críticas de usuários

PUBLICIDADE

Foto do author Alice Labate
Atualização:

A Apple pode ter encerrado a produção de acessórios fabricados com o tecido FineWoven, lançados no ano passado como uma alternativa sustentável ao couro. De acordo com informações divulgadas pelo leaker (”vazador” em tradução livre) Kosutami em seu perfil no X (ex-Twitter), usuário conhecido por divulgar informações verdadeiras da Apple, a decisão foi motivada pela falta de durabilidade do material, que recebeu críticas dos usuários.

Após críticas à durabilidade, Apple pode substituir tecido FineWoven Foto: Reprodução/Apple

Lançado com fanfarra no ano passado, juntamente com o iPhone 15, o tecido, composto por material 68% reciclado, fazia parte dos esforços da empresa para se tornar carbono-neutra. A Apple gastou boa parte de sua apresentação mostrando como o FineWoven substituiria os acessórios produzidos com couro - o material reproduz a sensação de camurça. Uma capinha para iPhone 15 Pro com FineWoven custa atualmente R$ 720.

No entanto, desde o lançamento, a qualidade dos acessórios FineWoven tem sido alvo de críticas, especialmente devido à sua falta de durabilidade. Relatos indicam que o brilho inicial do tecido desaparece rapidamente, comprometendo não apenas a estética, mas também a funcionalidade dos produtos. Nos testes que o Estadão fez em 2023, a capa passou a descascar nas laterais após poucos dias de uso.

No X, Kosutami também explicou que a aposentadoria do FineWoven não significa um retorno aos acessórios de couro pela Apple. Pelo contrário, a gigante pretende substituir o material por uma alternativa igualmente sustentável e mais resistente. Essa mudança poderá ser anunciada durante a abertura do WWDC 2024, em 10 de junho.

Publicidade

*Alice Labate é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.