PUBLICIDADE

Apple tem prejuízo milionário após grupo substituir iPhones originais por falsos nos EUA; entenda

Suspeitos trocaram 16 mil aparelhos entre 2015 e 2024; quadrilha foi detida e pode pegar até 20 anos de prisão

PUBLICIDADE

Foto do author Wesley Bião
Atualização:

Um grupo de cinco chineses foi detido nos Estados Unidos após ser acusado de trocar iPhones e iPads originais por falsos em lojas oficiais da Apple no estado da Califórnia. A fraude custou US$ 12,3 milhões (aproximadamente R$ 64 milhões) aos cofres da big tech.

PUBLICIDADE

De acordo com o Departamento de Justiça americano (DOJ), os dispositivos falsificados tinham número de série iguais aos autênticos. Tais números estavam associados a consumidores reais e possuíam serviço de seguro estendido.

Segundo as investigações, o grupo trocou 16 mil aparelhos entre dezembro de 2015 e março de 2024 na rede de lojas oficiais da marca. Como justificativa, eles alegaram que os dispositivos não ligavam ou estavam fisicamente danificados.

Aparelhos originais eram revendidos de forma clandestina na China e nos EUA Foto: Aly Song/REUTERS

“Os réus declararam de forma consciente e fraudulenta que os dispositivos Apple falsificados que devolveram eram genuínos, mas estavam quebrados ou não funcionavam e estavam cobertos pelos programas de garantia da empresa”, disse o comunicado do DOJ.

“Em muitos casos, eles se dirigiam por todo o sul da Califórnia em um único dia e visitavam até 10 lojas diferentes da Apple, onde devolviam esses dispositivos”, acrescentou o departamento. Os dispositivos originais, obtidos ilegalmente pelos suspeitos, eram revendidos de forma na China e nos EUA. Em caso de condenação, os cinco homens podem enfrentar pena de até 20 anos de prisão.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.