A Blip, empresa de atendimento personalizado com chatbots, anunciou nesta segunda-feira, 9, uma parceria com a Microsoft para potencializar o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) em seus produtos. Além da tecnologia, a Blip também vai estreitar a relação da companhia com engenheiros e times de desenvolvimento dos EUA da Microsoft e mira em alavancar sua operação ao redor do mundo.
O acordo entre as empresas tem duração de cinco anos - tempo estipulado para o desenvolvimento de produtos e de colaboração de conhecimento - e faz parte do movimento da Microsoft de se aproximar da Blip no País. Em meados de novembro, a gigante fez parte de um aporte Série C na empresa, liderado pelo SoftBank, no valor de US$ 60 milhões.
“Já somos parceiros há bastante tempo. O que estamos fazendo é estreitar esse relacionamento, levando ele para um outro patamar de colaboração. Essa é a grande diferença”, afirma Norman Sabino, VP de Tecnologia da Blip, com exclusividade ao Estadão.
Como uma empresa de IA conversacional, a Blip oferece uma espécie de atendente virtual em canais como WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger, RCS e Apple, auxiliando nas operações de atendimento ou vendas de outras empresas. Além disso, a plataforma também oferece contextos sobre o consumidor e respostas precisas baseadas no contexto da conversa. Companhias como Coca-Cola, Casas Bahia, Netflix e Itaú são clientes da Blip atualmente. Isso faz da companhia uma espécie de “rainha dos chatbots” em território brasileiro.
Expansão
A Blip já está presente em 32 países, mas deseja levar seus produtos de atendimento ao cliente para ainda mais locais. Segundo Sabino, o apoio da Microsoft será fundamental para conectar parceiros que já trabalham com a gigante nessas regiões.
Na parceria, a Blip também vai poder utilizar serviços de IA da Microsoft de forma antecipada, para integrar seus produtos. O principal recurso que deve ser trabalhado pelas empresas é o Copilot, modelo de IA da Microsoft capaz de alimentar os chats de conversa da empresa com linguagem natural - assim como ChatGPT, Claude AI e Google Gemini, por exemplo. E vale lembrar: a empresa fundada por Bill Gates é uma parceira muito próxima da OpenAI, que desenvolve os modelos não apenas por trás do Copilot, como também de alguns produtos da Blip.
Outro pilar do acordo é a infraestrutura de informações em nuvem. De acordo com Sabino, a Blip tem quase 5 petabytes de dados, que precisam de suporte para serem administrados de acordo com as leis de privacidade e segurança - para que os dados de clientes e usuários sejam preservados de maneira eficiente no serviço.
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“Teremos acesso à tecnologia de ponta e acesso aos times globais para trazer isso pro nosso produto, principalmente em relação à IA, do ponto de vista mais estrutural. Temos uma expectativa de expansão e a gente sabe que a nossa operação global vai ser uma das grandes avenidas para esse crescimento”, explicou Sabino.
“Por ser uma uma empresa presente em mais de 200 países com bilhões de usuários dos nossos produtos, a Microsoft consegue agregar valor, porque esse é o sonho dourado de toda startup: ter bilhões de usuários e ser usada no mundo todo. A Blip já tem milhões de usuários, já tem um número expressivo, mas agora falta a parte global”, afirmou Franklin Luzes, líder de produtos digitais para América Latina na Microsoft.
Para o período de cinco anos, a Blip espera que a parceria possa continuar ajudando a reorganizar a estrutura e arquitetura dos serviços da empresa, sempre visando a experiência com IA no produto final.
“De uma forma geral, acho que a gente já está tendo o fruto dessa colaboração. Ao longo deste ano a gente trabalhou muito próximo da Microsoft. Eu acredito que nos próximos anos, a gente deve ter números um pouco melhores que a gente tem hoje. Estamos crescendo, mas eu espero que nos próximos dois anos a gente possa multiplicar esses números”, apontou Sabino.
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