PUBLICIDADE

Blue Origin conclui oitava viagem de turismo espacial

Missão NS-26 , da empresa de Jeff Bezos, levou seis pessoas para um voo de 10 minutos

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

A Blue Origin, empresa espacial do bilionário Jeff Bezos, fundador da Amazon, levou nesta quinta-feira, 29, seis pessoas para o espaço em mais uma viagem de turismo suborbital. O lançamento do voo tripulado ocorreu de uma base do oeste do Texas, segundo informou a empresa.

Embora tenha sido o oitavo voo levando passageiros, o programa New Shepard já realizou 26 partidas. Contando a tripulação de hoje, a New Shepard já levou 43 pessoas ao espaço.

As seis pessoas que foram ao espaço na NS-26 nesta quinta-feira são Nicolina Elrick, Rob Ferl, Eugene Grin, Dr. Eiman Jahangir, Karsen Kitchen e Ephraim Rabin.

Tripulação da NS-26, que marcou a oitava viagem ao espaço com passageiros da Blue Origin, empresa de Jeff Bezos.  Foto: Blue Origin/Divulgação

PUBLICIDADE

Ao ir para o espaço nesta quinta, a estudante Karsen Kitchen entrou para a história como a mulher mais jovem a cruzar a linha de Kármán. A linha de Kármán é uma fronteira imaginária situada 100 quilômetros acima do nível do mar, que serve para definir a separação entre a atmosfera terrestre e o espaço exterior.

Já Rob Ferl, um especialista reconhecido internacionalmente no campo da biologia espacial, se tornou o primeiro pesquisador financiado pela NASA a conduzir um experimento como parte de uma tripulação espacial suborbital comercial.

Imagem mostra lançamento do foguete que levou seis pessoas ao espaço, na oitava viagem com passageiros da Blue Origin.  Foto: Blue Origin via AFP

O lançamento

Segundo informações divulgada pela Blue Virgin, a decolagem ocorreu às 8h07 no horário local (10h07 no horário de Brasília). O tempo total da missão foi de 10 minutos e oito segundos.

A cápsula com a tripulação atingiu o seu ápice ao chegar a 105 km de altitude e a velocidade atingida foi de 3.602 km/h. Veja abaixo o vídeo completo do lançamento.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.