O Bluesky anunciou, na última quarta-feira, 25, como presente de Natal para seus usuários, o lançamento do recurso de “trending topics” para a rede social. A aba mostra os assuntos mais comentados do momento na plataforma.
Por enquanto, a novidade ó está disponível em inglês. Na versão desktop, é possível encontrar os trending topics na barra lateral direita. No app, basta ir na área de pesquisa.
Visando garantir o bem-estar do usuário na rede social, o Bluesky não vai mostrar no trending topics palavras que estão silenciadas, por exemplo. Além disso, o recurso chegou com opção de ser desativado. Para isso, basta ir em Configurações, clicar em Conteúdo e mídia e, depois, desativar a opção Ativar trending topics.
Leia também
Segundo a rede social, essa é apenas a primeira versão e o recurso - que era muito requisitado pelos antigos usuários do X - deve ganhar melhorias.
Concorrentes do Bluesky, como o Threads e o Graysky, já haviam implementado o recurso.
Crescimento do Bluesky
A rede social, que nasceu em 2021, teve um crescimento explosivo em 2024. Atualmente, já são mais de 25,7 milhões de usuários ao redor do mundo. Em 2023, no mesmo período, a plataforma contava com apenas dois milhões de contas.
No Brasil, a onda de novas contas no Bluesky foi durante o bloqueio do X, rede social de Elon Musk, no País. A plataforma se mostrou uma alternativa no momento em que os antigos usuários do Twitter estavam sem acesso à rede social. Por contar com uma série de recursos de moderação de conteúdo - que foram excluídos do X quando o bilionário comprou a rede social - a nova plataforma fidelizou diversos usuários que, após o X ter sido liberado, não retornaram para a antigo espaço virtual do passarinho azul.
Já nos EUA, essa migração foi mais intensa após a vitória de Donald Trump. Diversos usuários e personalidades - como Jim Carrey e Stephen King, por exemplo - preferiram abandonar a rede social que é administrada por Elon Musk, o maior incentivador da campanha do republicano. Muitos deles alegam que o X não é mais um espaço seguro ou saudável após Elon Musk ter alterado diversas normas de moderação de conteúdo na plataforma.
*Mariana Cury é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.