CES 2022: Sony cria unidade de mobilidade e entra na corrida do carro elétrico

Companhia japonesa revelou mais um protótipo de um SUV eletrificado, com mais de 40 sensores espalhados pela carroceria

Foto do author Bruna Arimathea
Kenichiro Yoshida, presidente do grupo Sony, apresenta oVISION-S 02 (L), protótipo de um veículo elétrico Foto: Alex Wong/Getty Images/AFP

Na Consumer Eletronic Show (CES) 2022, em Las Vegas (EUA), a Sony anunciou na terça-feira 4 a entrada no ramo da mobilidade, criando uma unidade de negócio chamada Sony Mobility. Segundo a companhia japonesa, conhecida por ter sempre atuado no ramo do entretenimento (com jogos eletrônicos, música e estúdio de cinema, por exemplo), o foco deve ser nos carros elétricos e a operação está prevista para ser iniciada já neste ano.

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A Sony aproveitou o anúncio para revelar um protótipo de um SUV elétrico, pertencente à família Vision S, revelada no ano passado. A diferença para o sedã de 2021 é que o SUV traz visual menos esportivo e mais robusto, com mais de 40 sensores espalhados pela carroceria. Além disso, o carro possui painéis compatíveis com a tecnologia de rede 5G, em uma tela que ocupa todo o espaço da frente do veículo, como uma TV gigante, onde antes os painéis analógicos costumavam ficar. 

“A família Vision-S evolui a mobilidade como um espaço de entretenimento, incluindo as experiências de games e áudio”, declarou no evento o presidente executivo do grupo Sony, Kenichiro Yoshida. 

Na mesma apresentação, a Sony apresentou também um capacete de realidade virtual integrado ao PlayStation, chamado PlayStation VR2. O jogo de estreia do novo console será Horizon: Call of the Mountain, no mesmo universo de Horizon: Zero Dawn, de 2017, e de Horizon: Forbidden West, de 2022.

Protótipo do Vision-S, carro elétrico da Sony Foto: Alex Wong/Getty Images/AFP

CES 2022

Junto com a Samsung, a Sony foi uma das poucas grandes companhias que compareceram presencialmente à CES 2022, depois de outras marcas cancelarem a participação à feira por temor da variante ômicron do novo coronavírus.

Antes do início do evento, empresas como General Motors, Alphabet (controladora do Google e da empresa de tecnologia automotiva autônoma Waymo), Meta, Twitter, Amazon, Microsoft, Lenovo, BMW, AMD, Intel e a operadora de telecomunicações AT&T cancelaram os planos de participação presencial. 

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Ainda assim, a feira começa nesta quarta-feira, 5, para o público geral e deve terminar na sexta-feira, um dia antes do previsto, em resposta de última hora ao aumento de casos de covid-19 nos Estados Unidos.

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