A Sony revelou nesta segunda feira, 6, já ser possível reservar a compra do seu carro inteligente, que promete reduzir o trabalho do motorista, como virar o volante e pisar no acelerador. O CEO da Sony Honda Mobility, Yasuhide Mizuno, disse que o Afeela 1 terá uma assistente de direção com suporte durante todo o percurso.
Com preço de entrada nos EUA do Afeela 1 Origin à US$ 89.900 e a versão Signature US$ 102.900, os carros incluem a assinatura de três anos para funcionalidades e recursos extras. A marca é resultado da união das gigantes japonesas de automóveis e tecnologia. O anúncio foi feito em Las Vegas (Estados Unidos), onde acontece a Consumer Electronics Show (CES) 2025, principal feira de tecnologia do mundo.
Chamado de “Afeela Intelligence Drive”, o sistema que suportará os recursos do carro terá 800 tops ((Tera Operations Per Second)) de poder computacional e vários sensores que reconhecem o ambiente ao seu redor, segundo Mizuno. Além disso, um modelo de inteligência artificial (IA) vai traçar os melhores planos de direção.
De acordo com o executivo, quem vai gerenciar todas as ferramentas de automação e IA do Afeela será um assistente pessoal focado em conversas, como se fosse um ChatGPT do volante, que ao ser ativado disponibiliza informações sobre o carro e percurso.
“Nós desenvolvemos nosso display [de telas] interno de forma simples de usar”, disse Mizuno. “Utilizamos o Unreal Engine 5.3 (desenvolvida pela Epic Games) em várias ferramentas, incluindo a visão de assistente de direção, mapa e home”.
Leia também
Na apresentação, o executivo da Sony chamou o carro por meio de comandos de voz, mas deixou claro que o recurso era apenas para a ocasião. Ainda foi anunciado que o veículo é compatível com aplicativos, como Spotify, TikTok e o Zoom.
Quando a Sony entrou no ramo de mobilidade?
Em 2022, durante a CES daquele ano, a empresa criou a unidade de negócio Sony Mobility com foco em carros elétricos. Na ocasião, um protótipo de SUV elétrico, pertencente à família Vision S, foi revelado. A diferença para o sedã de 2021 era o estilo mais esportivo e os mais de 40 sensores espalhados pela careceria.
Outra novidade eram os painéis compatíveis com tecnologia de rede 5G, em uma tela que ocupava todo o painel do carro.
No entanto, foi só em 2023 que a Sony e Honda consolidaram a parceria que resultou no Afeela. As duas gigantes japonesas batizaram a empreitada de Sony Honda Mobility e afirmaram ter capital inicial de 10 bilhões de ienes, ou cerca de R$ 350 milhões na época.
Um protótipo bem parecido ao veículo atual foi mostrado naquela edição da feira. Porém, detalhes do motor elétrico só foram revelados em 2024, quando a empresa disse que a bateria tem 91kWh e entrega 489 cv.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.