ChatGPT pode virar site de buscas para brigar por audiência com Google

OpenAI trabalha em ferramenta para incluir um buscador dentro do robô de conversação em breve

PUBLICIDADE

Foto do author Bruna Arimathea

A OpenAI está desenvolvendo uma ferramenta para transformar o ChatGPT em um site de buscas, de acordo com o site The Information. O buscador com inteligência artificial (IA) pode ser capaz de trazer resultados da web direto no chat de conversa com o robô e é uma tentativa de competir diretamente com o Google.

PUBLICIDADE

Segundo o site, o recurso, que deve ser alocado dentro do ChatGPT, vai estar conectado com informações da web em tempo real. Assim, sempre que for utilizado, o buscador vai fornecer uma resposta acompanhada da fonte da informação — o Bing, site de pesquisas da Microsoft que usa o ChatGPT, já faz algo semelhante.

Os resultados de pesquisa poderão incluir textos, fotos e diagramas, afirmou uma pessoa próxima ao assunto ao The Information. A fonte não quis se identificar por se tratar de um assunto ainda confidencial. As respostas com elementos visuais podem aparecer quando o usuário quiser saber instruções de montagem de algum objeto, por exemplo, ou mesmo uma receita culinária.

Ferramenta de pesquisa pode ser grande salto para a OpenAI na briga com o Google pela dominância do setor Foto: Dado Ruvic/Reuters

A inclusão dessas ferramentas seria um importante passo para o ChatGPT se destacar também na área de buscadores. Atualmente, o Google é a empresa que mais tem sucesso no setor, mas a implementação do Gemini, IA da gigante de tecnologia, ainda não alcançou popularidade.

Outra empresa que começa a surgir como opção é a Perplexity, que desenvolveu um site de buscas com ferramentas de IA que oferece conteúdos da web em tempo real. A companhia recebeu recentemente uma rodada de aporte de mais de US$ 62 milhões, que a colocou no clube dos unicórnios (startups com valor de mercado acima de US$ 1 bilhão).

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.