Chefe do Instagram revela ‘conselho ruim’ que aprendeu com Mark Zuckerberg; veja qual é

Adam Mosseri admitiu ter discutido muito com dono da Meta no início da carreira no Facebook

PUBLICIDADE

Por Orianna Rosa Royale (Fortune)

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, compartilhou um vislumbre de como é se reportar ao CEO da Meta, Mark Zuckerberg. Mosseri teve uma rápida ascensão na gigante de rede social desde que entrou para o Facebook em 2008 e, embora os dois claramente se dêem bem agora, o designer de produtos que se tornou chefe do Instagram revelou que o relacionamento entre eles nem sempre foi tranquilo.

PUBLICIDADE

“Discutíamos muito nos primeiros anos”, disse Mosseri. “Eu me lembro de ter recuado muito em uma série de detalhes de design aleatórios e sem importância. Ele era muito focado em resultados. Ele estava me pressionando muito nas coisas com as quais eu não me importava o suficiente e com as quais eu deveria ter me importado”.

Relembrando sua “cabeça quente de 26 anos”, ele acrescentou que desafiar o que é importante para seu chefe “provavelmente não é um bom conselho de carreira”.

Adam Mosseri é presidente o Instagram desde 2018 Foto: Drew Angerer/Getty Images

Mas agora, Mosseri insiste que aprendeu a equilibrar melhor o que lhe importa no trabalho com o que está no topo da lista de prioridades de Zuckerberg.

“Mark é muito consistente”, disse Mosseri no podcast The Colin and Samir Show. “Ele sempre vai manter um nível muito, muito alto. Ele sempre vai pressioná-lo muito, muito mesmo. Ele sempre terá expectativas muito altas. Quando você trabalha com alguém por tempo suficiente, começa a prever qual será o feedback dele, com o que ele se importa. Portanto, desde que você se certifique de aceitar isso, além de aceitar aquilo em que acredita e como deseja abordar a função, é preciso encontrar esse equilíbrio. Com Mark, eu tenho esse equilíbrio na maior parte do tempo”.

Publicidade

Como Mosseri construiu seu sucesso

Antes de entrar para o mundo da tecnologia, Mosseri teve a experiência muito menos glamourosa de lavar pratos e servir mesas. Ele se formou na Universidade de Nova York em 2005 e trabalhou como designer de produtos e engenheiro de interface do usuário na TokBox por dois anos antes de conseguir sua grande chance no Facebook.

Nos 16 anos que se passaram desde então, ele subiu na hierarquia da empresa, de baixo para cima, e atribui seu sucesso ao fato de ser um “pau para toda obra” e “confiável”.

“Eu não era muito bom, apenas tinha muito alcance”, disse Mosseri. “Sou bom em um número estranhamente grande de coisas e acho que isso me ajudou muito.”

Ele foi nomeado diretor do Instagram após a demissão dos fundadores do aplicativo em 2018, seis anos depois que Zuckerberg o comprou por US$ 1 bilhão, e foi oficialmente encarregado do novo queridinho do Meta, o Threads.

Sobre sua transição de design de produto para gerenciamento, ele continuou: “Ser mais generalista é mais vantajoso. Ser um executivo é um tipo de função muito generalista, então minha carreira realmente acelerou quando eu me inclinei para isso e fui honesto sobre aquilo em que eu não era bom.”

Publicidade

A Fortune entrou em contato com Meta para comentar o assunto, mas não teve resposta.

A lição: trabalhe naquilo que interessa ao seu chefe

Da mesma forma, o CTO da Meta, Andrew “Boz” Bosworth, subiu na hierarquia.

Tendo começado como um dos primeiros engenheiros do Facebook antes de ser escolhido para uma promoção após a outra, Bosworth disse que a diferença entre ele e seus colegas não era simplesmente quem conseguia trabalhar mais.

Em uma entrevista no Lenny’s Podcast, Bosworth revelou que trabalhava 120 horas por semana e não dormia mais do que quatro horas consecutivas por dia durante dois anos.

“Há outras pessoas que fazem exatamente a mesma coisa, talvez tenham se esforçado mais, talvez tenham sido mais inteligentes, talvez tenham se saído melhor”, advertiu ele. “E não deu certo para elas e é um grande sacrifício.”

Publicidade

Em vez disso, assim como Mosseri, ele credita seu sucesso ao fato de se apresentar para projetos que são importantes para seu chefe e, como resultado, acabar sob a mira de Zuckerberg.

“Se for a coisa mais importante, você terá uma parte menor. Todos querem estar lá”, aconselhou Bosworth. “Pegue a parte que você pode esmagar, matar, fazer um ótimo trabalho e crescer com ela.”

O veterano do Facebook também recomendou se voluntariar para ajudar em uma área à qual a empresa não está dando muita atenção, mas que ainda é muito importante para o negócio.

“Como executivo, quando há uma enorme barragem segurando as águas da enchente, você respeita muito a pessoa que está segurando a barragem.”

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Publicidade

c.2024 Fortune Media IP Limited

Distribuído por The New York Times Licensing Group

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.