Chefões da tecnologia cortejavam Trump antes mesmo da vitória do republicano

Executivos das maiores empresas de tecnologia ignoraram amplamente Donald Trump antes da eleição de 2016. Desta vez, eles estão muito mais amigáveis.

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Por Tripp Mickle (The New York Times ) e David McCabe (The New York Times )

Quando Donald Trump fez sua primeira campanha para presidente, há oito anos, os executivos de tecnologia o ignoraram. Posteriormente, eles compensaram sua desconsideração fazendo uma caminhada televisionada pelo saguão da Trump Tower em Nova York para uma reunião de 90 minutos com o presidente eleito.

Neste ciclo eleitoral, os líderes de tecnologia tentaram evitar cometer o mesmo erro. Executivos como Mark Zuckerberg, Tim Cook e Sundar Pichai começaram a se aproximar diretamente de Trump nas semanas e meses que antecederam a votação.

Presidente Donald J. Trump e Tim Cook, CEO da Apple, visitaram um centro de fabricação de produtos da Apple em Austin, Texas, em 2019 Foto: Pete Marovich/NYT

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Eles o elogiaram. Compartilharam seus problemas. Criticaram sua oposição. Enfatizaram os inimigos comuns.

A mudança de estratégia mostra o que os líderes empresariais aprenderam durante a primeira presidência de Trump e ilustra como eles adaptaram sua abordagem antes do retorno de Trump à Casa Branca. Acreditando que suas posições políticas são fluidas e que suas ações são frequentemente transacionais, eles estão forjando relacionamentos diretos que esperam que beneficiem seus negócios.

Em seu primeiro mandato, Trump criticou as empresas de tecnologia por manipularem a cobertura sobre ele em suas plataformas e por se oporem à sua agenda. Ele foi punitivo com aquelas que considerava antagonistas. Em um caso, a Amazon acusou Trump de pressionar o Pentágono a cancelar um contrato de computação em nuvem com a empresa porque seu fundador, Jeff Bezos, era dono do The Washington Post.

Mas Trump elogiou muito Cook, CEO da Apple. Ele gostou do fato de Cook ligar diretamente para ele para discutir questões econômicas e de negócios. Esse envolvimento direto ajudou a Apple a evitar as tarifas sobre muitos de seus produtos, mesmo quando o governo Trump reprimiu outras empresas que estavam fabricando na China.

Desta vez, os CEOs de tecnologia estão seguindo o manual de Cook. Zuckerberg, CEO da Meta, conversou com Trump após uma tentativa de assassinato em julho. Pichai, CEO do Google, disse a Trump que sua parada de campanha em um restaurante do McDonald’s foi uma das maiores coisas já feitas no Google. E Andy Jassy, CEO da Amazon, apresentou-se com um telefonema, enquanto Bezos, seu antecessor, ligou para Trump para elogiar sua resiliência após o tiroteio de julho.

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Os executivos nunca ofereceram um endosso público, mas, após a vitória de Trump na terça-feira, eles o cumprimentaram com felicitações no X. Cook, que normalmente era o último de seus pares a se manifestar sobre questões polêmicas durante o governo anterior de Trump, deu a palavra final, dizendo: “Parabéns, Presidente Trump, por sua vitória! Estamos ansiosos para interagir com você e seu governo”.

Jeffrey Sonnenfeld, professor de administração de Yale que assessorou executivos e Trump ao longo dos anos, disse que a aproximação direta e o cortejo discreto de Trump foram “a coisa certa” a fazer, observando a responsabilidade dos executivos perante os acionistas de manter um relacionamento com quem quer que esteja na Casa Branca.

“Eles estavam construindo um relacionamento”, disse ele. “E essa é a maneira certa de fazer isso - estabelecer contato visual pessoal e obter uma base para o futuro.”

A Meta e o Google não quiseram comentar, enquanto a Amazon e a Apple não responderam aos pedidos de comentários. Alguns dos detalhes da aproximação de seus CEOs foram compartilhados por Trump em vários podcasts e em uma entrevista à revista New York. Outros foram relatados anteriormente pelo The New York Times e pelo The Washington Post.

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A aproximação privada dos chefões da tecnologia com Trump contrastou com o abraço público de Elon Musk, CEO da Tesla, e de muitos dos investidores tagarelas do Vale do Silício. Musk foi para a campanha de Trump na Pensilvânia e transformou seu feed pessoal no X em um canal de defesa de Trump, enquanto os investidores doaram generosamente para a campanha de Trump na esperança de que seu governo fosse mais amigável com suas causas preferidas - criptomoedas, antitruste e impostos - do que o do presidente Biden.

Esses importantes investidores estavam entusiasmados nas redes sociais na manhã de quarta-feira, 6. Quando Musk postou que a “nação de construtores” dos Estados Unidos logo estaria “livre para construir”, Marc Andreessen, um importante investidor que fez doações para a campanha de Trump, respondeu com seu slogan “É hora de construir”, com um emoji da bandeira americana.

Ao procurar Trump, os executivos de tecnologia estavam fazendo mais do que proteger suas apostas antes de uma eleição difícil. Eles também estavam preparando o terreno para melhorar as relações entre o Vale do Silício e Washington.

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O relacionamento entre alguns dos líderes de tecnologia e o presidente se deteriorou rapidamente após a reunião da Trump Tower em 2016. Poucas semanas após o início da presidência de Trump, alguns deles criticaram sua ordem executiva que bloqueava temporariamente a imigração de sete países de maioria muçulmana. Sergey Brin, um dos cofundadores do Google, foi visto em um protesto contra a medida no aeroporto de São Francisco.

A revolta do Vale do Silício semeou a tensão com o governo Trump. As relações tensas continuaram quando Biden assumiu o cargo em 2021.

Em dezembro de 2016, algumas semanas após sua primeira eleição, Trump se reuniu com executivos de tecnologia na Trump Tower Foto: Kevin Hagen/NYT

O governo Biden colocou a tecnologia em xeque com uma ação antitruste agressiva e uma repressão às fusões e aquisições. Nos últimos quatro anos, o Departamento de Justiça e a Comissão Federal de Comércio entraram com processos antitruste contra a Amazon, Apple, Meta e Alphabet, a empresa controladora do Google. Os processos ameaçaram seus negócios, especialmente o Google, que foi considerado um monopolista.

O FTC também reprimiu as fusões e aquisições e anunciou uma investigação sobre os investimentos dos gigantes da tecnologia em startups de inteligência artificial (IA). O escrutínio da agência foi criticado por investidores e outras pessoas do mercado por desacelerar os negócios no Vale do Silício e impedir as oportunidades tradicionais de crescimento das grandes empresas.

Trump disse que os líderes dessas empresas expressaram a disposição de virar a página sobre essas dores de cabeça regulatórias. Ele tem sido receptivo aos apelos, ouvindo com simpatia quando Cook reclamou com ele em uma ligação no mês passado sobre os órgãos reguladores europeus.

“Não vou deixar que eles se aproveitem de nossas empresas”, lembrou Trump ao dizer à Cook, durante uma entrevista em um podcast no mês passado. “Isso não vai acontecer.”

Trump também expressou ceticismo com relação à possibilidade do governo acabar com o Google, dizendo que o considerava um baluarte contra as ambições tecnológicas da China. Embora o presidente eleito tenha criticado a empresa ao longo dos anos pela forma como seu algoritmo classifica os artigos de notícias sobre ele, ele expressou preocupação de que enfraquecer a empresa poderia ser perigoso em um momento de concorrência tecnológica internacional.

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Como presidente da Comissão Federal de Comércio, Lina Khan tem buscado agressivamente casos contra grandes empresas de tecnologia Foto: undefined / undefined

Essas posições regulatórias mais brandas aumentaram as esperanças em todo o Vale do Silício de que Trump pudesse substituir Lina Khan, presidente da Comissão Federal de Comércio (FCC), que procurou bloquear fusões, e Gary Gensler, chefe da Comissão de Valores Mobiliários, que antagonizou o setor de criptografia.

O mandato da Lina expirou, e Trump terá que decidir se quer mantê-la. Ela recebeu elogios do vice-presidente eleito, JD Vance, que a elogiou por estar disposta a ir atrás das grandes empresas de tecnologia. Mas seus pontos de vista serão apenas um entre os muitos que Trump terá em mãos, que tem um histórico de cortejar opiniões concorrentes sobre questões antes de tomar decisões finais.

Ao se envolverem diretamente com Trump, os executivos de tecnologia estão aumentando suas chances de convencê-lo sobre as medidas a serem tomadas e, possivelmente, de influenciar a substituição de Lina, disse Adam Kovacevich, CEO da Chamber of Progress, um grupo de política tecnológica apoiado por empresas como Amazon e Apple.

“Sabemos que ele é suscetível à última pessoa que está em seu ouvido”, disse Kovacevich. “Seu estilo de gerenciamento não mudou, mas ele pode ter mais conhecimento sobre o que priorizar.”

Sonnenfeld disse que a abordagem dos executivos de tecnologia nos últimos meses mostra que eles entendem o valor de permanecerem unidos em relação às questões. No passado, Trump buscou uma vantagem nas negociações colocando os concorrentes uns contra os outros, como a General Motors e a Ford Motor. Mas a maneira como os executivos de tecnologia o procuraram diretamente com mensagens semelhantes sugere que eles entendem o valor do consenso.

“Trump vai acabar com você se você for muito bajulador”, disse Sonnenfeld. “É necessária uma ação coletiva para evitar que sejamos vitimados.”

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

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