Fundadores do Instagram anunciam saída do Facebook
Presidente executivo, Kevin Systrom, e diretor de tecnologia, o brasileiro Mike Krieger, comunicaram saída nesta segunda-feira, 29; partida acentua crise do Facebook
Kevin Systrom e Mike Krieger, os dois cofundadores do Instagram, anunciaram na noite desta segunda-feira, 24, sua saída da empresa, por meio de um comunicado oficial, publicado oficialmente no blog da empresa -- antes disso, o jornal New York Times já havia antecipado a saída, citando fontes familiarizadas com o assunto.
PUBLICIDADE
"Estamos planejando tirar algum tempo livre para explorar nossa curiosidade e nossa criatividade", declarou Systrom em seu texto, falando também pelo companheiro Krieger, que é brasileiro. "Estamos animados para ver o futuro do Instagram e do Facebook, conforme nos transformamos de líderes a apenas mais dois usuários." Na publicação, Systrom ainda acrescentou que "estamos prontos para nosso novo capítulo", dando pistas de que a dupla pode voltar a colaborar na construção de um novo projeto.
Systrom e Krieger se conheceram enquanto cursavam a Universidade de Stanford. Os dois criaram o Instagram em 2010 e venderam a rede social ao Facebook por US$ 1 bilhão dois anos depois, quando a empresa tinha ainda 30 milhões de usuários. Em junho deste ano, o Instagram chegou à marca de 1 bilhão de usuários.
Análises recentes de mercado, por outro lado, dão conta de que, caso fosse uma empresa autônoma, o Instagram estaria avaliado em cerca de US$ 100 bilhões. Além disso, segundo previsão da Bloomberg Intelligence, o aplicativo pode faturar, sozinho, cerca de US$ 10 bilhões com publicidade em 2018. Segundo a consultoria eMarketer, o Instagram pode responder por até 16% da receita do Facebook em 2018 – no ano passado, essa fatia foi de 10,6%.
Logo após a divulgação do comunicado de Systrom e Krieger, Mark Zuckerberg publicou uma declaração sobre o assunto. "Kevin e Mike são líderes de produto extraordinários e o Instagram reflete seus talentos criativos combinados. Aprendi muito trabalhando com eles nos últimos seis anos e realmente aproveitei isso. Desejo a eles o melhor e aguardo ansioso para ver o que criarão agora", disse o presidente executivo do Facebook.
Segundo a repórter Sarah Frier, da Bloomberg, o principal candidato a suceder Systrom no comando do Instagram é Adam Mosseri, que já comandou a divisão responsável pelo feed de notícias do Facebook. Em sua conta no Twitter, ela também comentou que Systrom estava em licença paternidade, "provavelmente com tempo para pensar sobre o futuro do Instagram", e que nos últimos dias outra executiva importante deixou o Instagram -- a diretora de operações Marne Levine, que foi realocada para um novo posto dentro do Facebook.
A saída dos dois executivos, não parece ter sido tão amigável assim: após a divulgação dos comunicados, diversos veículos de imprensa americanos reportaram que Systrom e Krieger decidiram deixar a empresa após sofrer pressão contínua de Zuckerberg -- os dois discordavam do presidente do Facebook quanto à linha que o Instagram deveria seguir no futuro.
Publicidade
Em abril, a agência de notícias Bloomberg já havia reportado de que a dupla teria discordado de Zuckerberg quando este decidiu que o Instagram deveria ter os Stories, mensagens efêmeras que se apagam em 24 horas. As discordâncias também teriam acontecido em mudanças recentes na caixa de comentários e na relação de compartilhamento de publicações entre as duas redes, reportou o Recode na noite desta segunda-feira, 24.
18 mudanças que mostram a evolução do Instagram
1 / 1818 mudanças que mostram a evolução do Instagram
Lançamento
A primeira versão do aplicativo do Instagram foi lançada em 2010. Kevin Systrom, um dos fundadores, acreditavana força da comunicação por meio de imag... Foto: Thomas White/ReutersMais
Versão para a web
No começo, o Instagram funcionava exclusivamente em celulares. A partir de 2012, o serviço passou a ser oferecido tambémpara computadores na internet,... Foto: Jose Luis Gonzalez/ReutersMais
Direct
O Instagram lançou em 2013 o recurso Direct, uma espécie de chatentre duas pessoas ou então em um grupo de até 15 pessoas, que viabilizou atroca de im... Foto: InstagramMais
Vídeos
“Alguns momentos precisam mais do que uma imagem estática para ganharem vida”. Foi assim que o Instagram anunciou que os vídeos estavam chegando à red... Foto: InstagramMais
Avanços na plataforma web
Em 2013, o Instagram desenvolveuum feed para as postagens dos usuários na web e em 2015 lançouferramentas de pesquisa para a plataforma no computador.... Foto: InstagramMais
Stories
Foi em 2016 que nasceu um dos maiores sucessos do Instagram:os Stories. A proposta da ferramenta eraexibirimagens e vídeos que somem depois de 24 hora... Foto: InstagramMais
Compras
Dando seu primeiro passo para se tornar uma plataforma de compras, o Instagram lançou em 2016 uma ferramenta para mostrar os preços de produtos direta... Foto: InstagramMais
Vídeo ao vivo
Também em 2016, o Instagram anunciou a ferramenta de vídeos ao vivo. Foto: Instagram
Máscaras no Stories
Com máscaras e efeitos divertidos nos Stories, o Instagram acirrou ainda mais a sua competição com o Snapchat. A rede socialtambém anunciou em 2017 o ... Foto: InstagramMais
Álbum
Ainda em 2017, a rede social liberou para os usuários a função de álbum de fotos, que passou a permitir a publicaçãode até 10 fotos e vídeos por posta... Foto: InstagramMais
Chamadas de vídeo em grupo
A primeira grande novidade de 2018 no Instagram foram as chamadas de vídeo em grupo,com até quatro pessoas ao mesmo tempo. As chamadas são feitas por ... Foto: InstagramMais
IGTV
Em junho de 2018, o Instagram anunciou a criação de uma nova plataforma voltada para vídeos de longa duração: o IGTV, uma espécie de TV do Instagram, ... Foto: ReutersMais
Bem-estar digital
O Instagram lançou em agosto de 2018 uma funçãopara ajudar os usuários no controle do tempo gasto na rede social. Com a ferramenta, é possível acompan... Foto: InstagramMais
Modernização de filtros nos Stories
Os filtros dos Stories também ficaram mais modernos a partir de 2018. A rede social lançou o filtro de perguntas e outras ferramentas de realidade aum... Foto: InstagramMais
Melhores amigos
Pensando em restringir algumas postagens apenas para pessoas próximas, a rede social passou a permitir em 2018 que usuários compartilhassem Stories só... Foto: InstagramMais
Fim do número de curtidas
Com o objetivo de deixar a plataforma mais saudável e evitar competição entre os usuários, o Instagram começou um teste em 2019 para esconder curtidas... Foto: Daniel Teixeira/EstadãoMais
Reels
O sucesso do TikTok forçou o Instagram a reagir. A empresa lançou em 2020, inicialmente no Brasil, uma nova ferramenta de vídeos curtos, chamada de Re... Foto: InstagramMais
Botão de loja
Em 2020, o Instagram anunciou novidades na área de consumo, como o botão de compras na tela principal do app e também uma aba de compras personalizada... Foto: InstagramMais
Crise. A saída de Systrom e Krieger acentua a crise que vive o Facebook nos últimos dois anos. De 2016 para cá, a empresa de Mark Zuckerberg sofre com críticas sobre auxiliar a disseminação de notícias falsas, ser frágil à interferência estrangeira, bem como de cuidar mal da privacidade de seus usuários, como demonstrado no caso Cambridge Analytica, no qual dados de 87 milhões de pessoas foram utilizados indevidamente pela consultoria política Cambridge Analytica, que atuou na campanha de Donald Trump, a partir de um aplicativo desenvolvido pelo pesquisador Aleksandr Kogan e publicado na rede social.
A saída também surpreende, até certo ponto, por conta do crescimento recente do Instagram, que chegou em junho deste ano à marca de 1 bilhão de usuários. A empresa é vista por analistas como "a joia da coroa" do Facebook, por ter conseguido passar ilesa em meio à maré de críticas que sofreu a companhia de Zuckerberg nos últimos anos.
Systrom e o brasileiro Krieger não são os primeiros fundadores de partes importantes a deixar o Facebook nos últimos tempos: em abril, no auge do escândalo da Cambridge Analytica, o cofundador e presidente executivo do WhatsApp, Jan Koum, também decidiu deixar a empresa. Segundo fontes próximas a ele, Koum resolveu sair após sofrer pressão crescente dentro da empresa para reduzir o nível de proteção de dados de seus usuários e monetizar o aplicativo de mensagens, hoje utilizado por 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo. / COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
As 10 contas brasileiras mais seguidas do Instagram
1 / 10As 10 contas brasileiras mais seguidas do Instagram
#10 - Daniel Alves (@danialves)
O jogador de futebol Daniel Alves é a décima conta brasileira mais seguida do Instagram, com 18,9 milhões de seguidores. Foto: Lucas Figueiredo/CBF
#9 - Whindersson Nunes (@whinderssonnunes)
Whindersson Nunes estreou como youtuber em 2013, e desde então se tornou uma estrela da comédia. Além de ter um dos maiores canais do Youtube do Brasi... Foto: OiMais
#8 - Ivete Sangalo (@ivetesangalo)
Com seus 21,9 milhões de seguidores, a cantora Ivete Sangalo reforça ainda mais a sua popularidade no Brasil. Ela ocupa a oitava colocação da lista. Foto: FABIO MOTTA/ESTADAO
#7 - Tata Werneck (@tatawerneck)
A atriz e humorista Tatá Werneck conquistou os usuários brasileiros no Instagram. A sua conta é a sétima mais seguida do Brasil, com 21,8 milhões de s... Foto: WILTON JUNIOR/ESTADAOMais
#6 - Marina Ruy Barbosa (@marinaruybarbosa)
A atriz Marina Ruy Barbosa ocupa a sexta posição, com 24,5 milhões de seguidores. Foto: Grey/P&G
#5 - Marcelo (@marcelo)
Marcelo Vieira Jr. também faz parte do time de jogadores de futebol que fazem sucesso no Instagram: 25 milhões de pessoas acompanham o seu perfil, que... Foto: Fabrizio Bensch/ReutersMais
#4 - Bruna Marquezine (@brunamarquezine)
Com 27,9 milhões de seguidores, a atriz Bruna Marquezine está na quarta colocação. Foto: Luciana Prezia/ESTADAO
#3 - Anitta (@anitta)
A cantora Anitta tem o terceiro perfil brasileiro mais popular da rede social, com 28,4 milhões de seguidores. E ela não é famosa apenas entre os usuá... Foto: FABIO MOTTA/ESTADAOMais
#2 - Ronaldinho Gaúcho (@ronaldinho)
O jogador Ronaldinho Gaúcho, eleito duas vezes o melhor do mundo pela FIFA, ocupa a segunda posição, com 31,8 milhões de seguidores. Foto: ALEX SILVA/ESTADAO
#1 - Neymar (@neymarjr)
Com 93,5 milhões de seguidores, o jogador de futebol Neymar lidera o ranking. Ele também está entre os perfis do mundo que ganharam mais seguidores em... Foto: FABIO MOTTA/ESTADAOMais