THE NEW YORK TIMES - Imagens violentas e angustiantes relacionadas ao conflito entre o grupo terrorista Hamas e Israel, incluindo publicações gráficas mostrando crianças e adultos mortos, são facilmente acessíveis a jovens usuários em plataformas como o Instagram, segundo pesquisadores.
O Institute for Strategic Dialogue, um grupo de pesquisa que estuda plataformas online, criou contas no Instagram, TikTok e Snapchat sob o disfarce de jovens britânicos de 13 anos de idade. Em um período de 48 horas, de 14 a 16 de outubro, segundo os pesquisadores, eles encontraram mais de 300 postagens problemáticas. Mais de 78% das postagens estavam no Instagram e cerca de 5% no Snapchat. Os números foram divulgados em um relatório na quarta-feira, 18.
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Os pesquisadores disseram que ativaram o recurso de Controle de Conteúdo Sensível do Instagram e o modo Restrito do TikTok — que se destinam a proteger os usuários jovens de material potencialmente arriscado — antes de executar suas pesquisas.
Apesar das políticas e dos recursos destinados a proteger cada vez mais os jovens online, os pesquisadores descobriram que não era difícil encontrar conteúdo macabro: 16,9% das publicações que apareceram ao pesquisar a hashtag “Gaza” no Instagram eram gráficas ou violentas, em comparação com 3% no TikTok e 1,5% no Snapchat. A função de pesquisa do TikTok às vezes era preenchida automaticamente com frases como “crianças mortas em Gaza” e “mulher morta em Gaza”, segundo os pesquisadores.
“Em tempos de conflito, em que a desinformação e a informação incorreta correm desenfreadas, torna-se ainda mais importante proteger os jovens do possível impacto emocional desse tipo de material e fornecer o apoio necessário para processar e contextualizar esse tipo de conteúdo”, disse Isabelle Frances-Wright, autora do relatório, em um comunicado enviado por e-mail.
A Meta, proprietária do Instagram, abordou seus esforços para equilibrar segurança e discurso em uma postagem de blog sobre a guerra na sexta-feira, 13. A empresa observou que estabeleceu um centro de operações especiais com monitores especializados trabalhando em hebraico e árabe, que removeram ou sinalizaram mais de 795 mil peças de conteúdo nocivo nos primeiros três dias do conflito. A empresa também disse que o Instagram permite que os usuários controlem a quantidade de conteúdo sensível que lhes é recomendada.
Em sua própria postagem no blog no último fim de semana, o TikTok disse que também abriu um centro de comando e adicionou mais moderadores que falam árabe e hebraico, removendo mais de 500 mil vídeos e fechando 8 mil transmissões ao vivo desde o ataque terrorista do Hamas em 7 de outubro. A plataforma disse que estava detectando e removendo automaticamente conteúdo gráfico e violento, colocando telas de opção sobre imagens perturbadoras e adicionando restrições à sua função de transmissão ao vivo em meio à situação dos reféns.
A empresa controladora do Snapchat, Snap, disse em um comunicado que estava “continuando a monitorar rigorosamente” a plataforma e “determinando quaisquer medidas adicionais necessárias para mitigar o conteúdo prejudicial”. A plataforma não tem um feed de notícias aberto ou recursos de transmissão ao vivo, o que limita a viralização de conteúdo nocivo, disse a empresa.
Em meio a uma enxurrada de postagens sobre a guerra, algumas escolas pediram aos pais que excluíssem as contas online de seus filhos para protegê-los das tentativas de guerra psicológica do Hamas. (As contas do Hamas foram bloqueadas por plataformas como Instagram e TikTok, mas continuam ativas no Telegram). O executivo-chefe do aplicativo para pais BrightCanary disse ao USA Today que as buscas online por reféns entre usuários de 9 a 13 anos de idade aumentaram 2.800% nos últimos dias.
Thierry Breton, um funcionário da Comissão Europeia que trabalha com questões como desinformação e regulamentação digital, enviou cartas na semana passada pedindo ao TikTok, Meta e X, a plataforma anteriormente conhecida como Twitter, para mitigar o aumento de imagens falsas e violentas do conflito no Oriente Médio.
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