Hackers de um grupo batizado “NullBulge” afirmam que publicaram 1,1 terabyte (TB) de mensagens roubadas da Disney, segundo informa a revista Wired nesta segunda-feira, 15. Os dados foram postados na internet na quinta-feira passada, e a companhia americana ainda não confirmou o vazamento.
As mensagens incluem cerca de 10 mil canais da Disney na plataforma de comunicação corporativa Slack. O conteúdo inclui informações sobre projetos não divulgados, códigos, imagens, credenciais e redirecionamento para páginas internas do maior grupo de entretenimento dos Estados Unidos.
Leia também
O vazamento aconteceu por meio de informações de um suposto funcionário da Disney, informa o grupo de hackers. Desde então, fóruns online começaram a repostar os dados, que estão sendo tirados do ar.
O grupo NullBulge afirma que é um “grupo hackativista que protege os direitos dos artistas e garante a compensação justa pelo trabalho deles”. Na descrição, diz que é contra trabalhos de arte criados por inteligência artificial (IA) que possam prejudicar a indústria do entretenimento.
Nos últimos meses, artistas têm levantado críticas ao uso de IA em roteiro de filmes e na criação de desenhos ou vídeos, por exemplo. Segundo eles, isso pode eliminar empregos e minar a criatividade.
Ao jornal Wall Street Journal, a Disney afirma que investiga o assunto.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.