O Google está implementando no Chrome a possibilidade de realizar digitalmente assinaturas à mão em documentos em PDF dentro do próprio navegador. Essa funcionalidade está sendo testada no Chrome Canary, versão de testes do browser, e pode ser ativada manualmente. O recurso também implica em uma nova ferramenta de desenho livre para o software. Ainda não há data para a chegada do recurso na versão estável do navegador.
A possibilidade de assinar documentos dentro do próprio Chrome poderá dispensar o uso de um editor externo de PDF, como o Adobe Acrobat, um site de assinatura digital ou a impressão e escaneamento de um documento físico.
Para ativar o recurso “PDF Ink Signatures” antes de sua implementação na versão estável do navegador, é preciso digitar “chrome://flags/#pdf-ink2″ na barra de endereço do navegador e ativar a opção destacada, selecionando “enabled” no menu suspenso.
Após a alteração, o navegador deve ser reiniciado. Contudo, a ferramenta só pode ser ativada na versão atual (v126) do Chrome Canary. Vale ressaltar que, por se tratar de um recurso em teste, ele pode não funcionar adequadamente.
Leia também
Embora o recurso seja bem-vindo, o Chrome não é o primeiro navegador a oferecer assinatura digital de documentos PDF. O Edge, navegador da concorrente Microsoft, traz um conjunto de ferramentas que permite assinar, desenhar e fazer destaques em seu visualizador nativo de arquivos PDF.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.