Google Street View captura imagem de homem colocando saco em carro - e ajuda a resolver um crime

Cena fez parte das pistas que levaram à prisão de dois suspeitos no caso do desaparecimento de um homem no ano passado na Espanha

PUBLICIDADE

Por Annie Correal (The New York Times)

Era uma imagem rotineira registrada pelo Google Street View: um homem carregando um saco branco para o porta-malas de um carro. No entanto, essa imagem aparentemente banal, disseram autoridades na Espanha na quarta-feira, 18, estava entre as pistas que levaram à prisão de duas pessoas recentemente no caso do desaparecimento de um homem no ano passado.

PUBLICIDADE

Em um comunicado, a Polícia Nacional afirmou que deteve uma mulher descrita como parceira do homem desaparecido na província de Sória, no norte do país, juntamente com um homem que seria também parceiro da mulher. Os dois foram detidos no mês passado em duas localidades em Sória, cerca de 160 km ao norte de Madri, informou a polícia.

Investigadores encontraram posteriormente restos humanos que, segundo eles, podem pertencer ao homem desaparecido. A polícia não identificou as pessoas detidas nem a vítima. O casal foi descrito como “supostos autores de um crime de detenção ilegal agravada” e enfrentará acusações relacionadas ao desaparecimento e à morte da vítima.

“Entre as pistas que os investigadores possuíam para solucionar o crime, embora não fossem necessariamente decisivas, estavam algumas imagens detectadas durante as investigações” no Google Maps, disse a polícia em comunicado.

Publicidade

O homem havia sido dado como desaparecido em novembro de 2023 por um parente que relatou estar em contato regular por telefone com ele, informaram as autoridades. Após um período de silêncio, o parente começou a receber mensagens suspeitas do número do telefone do homem, segundo a polícia. As mensagens alegavam que ele havia conhecido uma mulher e se mudado de Sória.

“Tudo isso fez com que a pessoa que relatou o crime desconfiasse de que as mensagens não haviam sido enviadas pelo homem desaparecido e, como resultado, ele decidiu informar a Polícia Nacional”, disseram as autoridades.

Uma imagem registrada por um veículo do Google Street View mostra um homem inclinado sobre o porta-malas de um carro na aldeia de Tajueco, na província de Soria, no norte da Espanha.  Foto: Reprodução/Google

O homem desaparecido era originalmente de Cuba e havia ido à pequena cidade de Tajueco, na província de Sória, para visitar uma parceira romântica, segundo o jornal El País. O jornal descreveu o parente que procurou a polícia como o primo da vítima. O El País informou que a vítima era um homem de 33 anos identificado apenas pelas iniciais JLPO.

Os investigadores se concentraram nas duas pessoas que acabaram sendo presas e obtiveram autorização para revistar suas casas e inspecionar seus carros, informou a polícia.

Publicidade

A polícia não especificou quando exatamente os investigadores obtiveram a imagem capturada pelo Google, que mostra um homem de jeans atrás de um carro vermelho, com as mãos em um pacote branco volumoso, aproximadamente do tamanho de um corpo humano, nem se a imagem foi encontrada usando a ferramenta pública de busca do Google Maps, conhecida como Street View.

Na quarta-feira, uma porta-voz da Polícia Nacional limitou seus comentários a confirmar a origem da imagem. “É verdade”, disse ela, acrescentando: “A imagem não foi a chave para solucionar o caso.” O Google não respondeu imediatamente a um pedido de informações.

Após as duas prisões, os investigadores focaram na busca pelo homem desaparecido, o que resultou na descoberta de um torso humano enterrado em um cemitério em Sória. A polícia afirmou que os restos, recuperados em 11 de dezembro, foram entregues a uma equipe forense.

Não é a primeira vez que o Google Maps desempenha um papel na resolução de casos criminais. Em 2022, autoridades italianas usaram o Google Maps e o Street View para localizar um homem siciliano condenado por assassinato e que estava na lista dos fugitivos mais perigosos da Itália. Ele também foi encontrado na Espanha.

Publicidade

Embora o Google Maps tenha ajudado as autoridades a solucionar crimes, os veículos equipados com câmeras do Street View também geraram preocupações com privacidade e irritaram algumas pessoas. Em 2016, um homem em Oakland, Califórnia, nos Estados Unidos, foi acusado de atacar vários veículos do Google Street View porque acreditava que estavam espionando ele. Em um dos casos, uma denúncia criminal afirmou que ele jogou garrafas de cerveja em um veículo, causando um incêndio sob o automóvel.

c.2024 The New York Times Company

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.