Durante apresentação na 40ª Conferência Anual de Decisões Estratégicas de Bernstein, que aconteceu no fim de maio, Enrique Lores, CEO da HP, afirmou que desde a pandemia o número de impressões em papel diminuiu 20% nos escritórios. A redução é causada devido ao aumento do modelo de trabalho híbrido, no qual os funcionários podem trabalhar de casa e reduzir as atividades presenciais.
Durante a pandemia o número de páginas impressas em residências teve um aumento relacionado as medidas de isolamento, mas desde então o volume de impressões tem diminuído, pois as empresas adotaram medidas e ferramentas para aperfeiçoar as condições de trabalho a distância, como sistemas de assinatura digital. “Antes da pandemia, nossas estimativas eram de que esperávamos ver uma redução de 20% na impressão. E na verdade, é mais ou menos aqui que estamos”, relatou Lores.
No entanto, a HP reconhece que a diminuição das impressões também está relacionada ao impacto financeiro e ambiental para as empresas. Por isso, a companhia tem adotado estratégias alternativas para aumentar o lucro, como serviços de assinaturas para reposição de tinta e impressoras pré-carregadas com tinta. De acordo com o CEO, atualmente a empresa tem mais de 13 milhões de assinantes.
Além disso, o número de vendas de impressoras HP caiu por nove trimestres consecutivos e isso causou um impacto negativo nas vendas de suprimentos, que diminuiu por quatro trimestres consecutivos. O CEO relaciona a diminuição das vendas ao prolongamento da vida útil das impressoras e a previsão é de que o comércio dos dispositivos continue caindo. A empresa também observou uma redução de investimentos de capital na base de clientes industriais, porém esse aspecto está se recuperando com o aumento de impressões de etiquetas e embalagens.
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