Home office derrubou impressões em papel em 20%, segundo CEO da HP

Redução está relacionada ao trabalho híbrido e diminuição de funcionários nos escritórios

PUBLICIDADE

Foto do author Beatriz Viana

Durante apresentação na 40ª Conferência Anual de Decisões Estratégicas de Bernstein, que aconteceu no fim de maio, Enrique Lores, CEO da HP, afirmou que desde a pandemia o número de impressões em papel diminuiu 20% nos escritórios. A redução é causada devido ao aumento do modelo de trabalho híbrido, no qual os funcionários podem trabalhar de casa e reduzir as atividades presenciais.

Durante a pandemia o número de páginas impressas em residências teve um aumento relacionado as medidas de isolamento, mas desde então o volume de impressões tem diminuído, pois as empresas adotaram medidas e ferramentas para aperfeiçoar as condições de trabalho a distância, como sistemas de assinatura digital. “Antes da pandemia, nossas estimativas eram de que esperávamos ver uma redução de 20% na impressão. E na verdade, é mais ou menos aqui que estamos”, relatou Lores.

impressora Foto: Imagem de Freepik

PUBLICIDADE

No entanto, a HP reconhece que a diminuição das impressões também está relacionada ao impacto financeiro e ambiental para as empresas. Por isso, a companhia tem adotado estratégias alternativas para aumentar o lucro, como serviços de assinaturas para reposição de tinta e impressoras pré-carregadas com tinta. De acordo com o CEO, atualmente a empresa tem mais de 13 milhões de assinantes.

Além disso, o número de vendas de impressoras HP caiu por nove trimestres consecutivos e isso causou um impacto negativo nas vendas de suprimentos, que diminuiu por quatro trimestres consecutivos. O CEO relaciona a diminuição das vendas ao prolongamento da vida útil das impressoras e a previsão é de que o comércio dos dispositivos continue caindo. A empresa também observou uma redução de investimentos de capital na base de clientes industriais, porém esse aspecto está se recuperando com o aumento de impressões de etiquetas e embalagens.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.