Homem mais rico da China e fundador do TikTok: conheça quem é Zhang Yiming

Yiming é o primeiro bilionário do país nascido na década de 1980

PUBLICIDADE

Foto do author Guilherme  Nannini
Atualização:

Zhang Yiming, fundador da ByteDance, empresa por trás do fenômeno global TikTok, ascendeu ao topo da lista de bilionários da China. Com uma fortuna avaliada em US$ 49,3 bilhões (cerca de R$ 281,6 bilhões), Zhang, aos 41 anos, tornou-se o primeiro bilionário nascido na década de 1980 a liderar o ranking da Hurun China Rich List, desbancando o magnata Zhong Shanshan, dono da Nongfu Spring, maior empresa de bebidas do país.

A fortuna de Yiming cresceu 43% em relação ao ano passado, impulsionada pelo sucesso global do TikTok. O fundador do Tiktok contrariou o cenário econômico desafiador presente no país que apresenta retração no número de bilionários e quedas significativas nas fortunas de empresários de setores como o imobiliário e a energia renovável.

Zhang Yiaming o novo bilionário chinês Foto: Reprodução/Facebook

Quem é Zhang Yiming?

PUBLICIDADE

Nascido em 1º de abril de 1983, em Longyan, província de Fujian, na China, Zhang Yiming é filho de um funcionário público e de uma enfermeira. Ele se formou em Engenharia de Software pela Universidade de Nankai, em Tianjin, e iniciou sua carreira profissional na startup de reservas de viagens Kuxun, em 2006.

Após uma breve passagem pela Microsoft em 2008, Zhang fundou a 99Fang, uma plataforma online de informações sobre o mercado imobiliário. Em 2012, ele criou a ByteDance, empresa que revolucionaria o mercado de mídias sociais e entretenimento com o lançamento do TikTok.

De engenheiro ao sucesso do TikTok

A empresa lançou então em agosto de 2012 o aplicativo de notícias Toutiao, que rapidamente conquistou milhões de usuários na China e até hoje permanece relevante no país. Em 2015, a empresa lançou o Douyin, um aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos que depois se tornaria o TikTok.

Publicidade

O TikTok, com seu formato inovador, recursos de edição intuitivos e um algoritmo viciante rapidamente se tornou um fenômeno global, conquistando milhões de usuários em todo o mundo, sendo até hoje um dos aplicativos mais baixados em lojas de aplicativos. Em 2017, a ByteDance adquiriu o Musical.ly, um aplicativo de vídeo popular entre o público jovem, e o integrou ao TikTok, impulsionando ainda mais o crescimento da plataforma.

O sucesso do TikTok impulsionou o crescimento da ByteDance, que se tornou uma das empresas de tecnologia mais valiosas do mundo, com valor aproximado de mais de U$S 100 bilhões. Apesar de ter deixado o cargo de CEO da empresa em 2021, Zhang mantém uma forte influência na estratégia da companhia e tem colhido os frutos do sucesso do TikTok.

Sob a liderança de Zhang, a ByteDance expandiu seu portfólio de aplicativos, incluindo o Jinri Toutiao, uma plataforma de notícias, e o Helo, uma rede social voltada para o mercado indiano. A empresa também tem investido em áreas como educação, jogos e realidade virtual.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.