iOS 18.2: Atualização que traz Apple Intelligence ocupa ainda mais espaço do iPhone; veja quanto

Recursos de IA da empresa são os responsáveis pelo crescimento do sistema operacional porque são processados no próprio aparelho

PUBLICIDADE

Foto do author João Pedro Adania
Por João Pedro Adania

A nova atualização do iPhone exige mais espaço na memória nos aparelhos. Agora, o iOS 18.2 requer 7GB de armazenamento livre por conta dos recursos de inteligência artificial (IA) de acordo com a empresa. A versão anterior do sistema ocupava 4 GB.

O iOS 18.2 está disponível para todos os smartphones da gigante a partir do iPhone XS e iPhone XR, além do iPhone SE (2ª geração ou posterior), mas o Apple Intelligence funciona apenas no iPhone 15 Pro e na linha iPhone 16.

O iOS 18.2 está disponível para todos os smartphones da gigante a partir do iPhone XS e iPhone XR, além do iPhone SE (2ª geração ou posterior). (Photo by Nic Coury / AFP) Foto: Nic Coury/NIC COURY

Na prática, a exigência pode atrapalhar o uso de quem comprou versões do aparelho com 128 GB de memória. Já os modelos com 256 GB lidam bem com esse aumento, porém existe a tendência de que novos recursos de IA aumentem a exigência por memória no futuro.

Como liberar espaço no armazenamento do iPhone?

PUBLICIDADE

Vá em Ajustes, Geral, e Armazenamento do iPhone. Confira os apps que ocupam mais espaço e decida se vale a pena removê-los ou reduzir seus dados.

Também é possível usar a opção Desinstalar App em Armazenamento do iPhone. Isso mantém os dados do app, mas remove o aplicativo.

Outra forma esperta de economizar memória é limpar mensagens e fotos antigas. Para isso ative a exclusão automática delas em Ajustes, Mensagens, e Manter Mensagens e escolha 30 dias ou 1 ano. No caso das fotos, ative a opção Otimizar no iPhone em Ajustes e Fotos.

Quais são as novas ferramentas do Apple Intelligence?

A atualização foi lançada no começo de dezembro de 2024 com um pacotão de recursos de IA.

O Visual Intelligence descobre informações sobre o ambiente em que o usuário está apenas ao apontar a câmera do celular, o Image Wand transforma conteúdo escrito no Notas em imagens, o Genmoji cria emojis personalizados diretamente no teclado e o aplicativo Image Playground faz colagens a partir de descrições e conceitos do rolo de câmera.

Publicidade

Além disso, o Mail e o Safari ganharam algumas facilidades com o Apple Intelligence. Por exemplo: os emails podem ser organizados em “categorias” e o Safari tem novas opções de imagens de customização, a função Importar e Exportar permite transferir dados pesquisados entre navegadores diferentes.

A atualização foi lançada no começo de dezembro de 2024 com um pacotão de recursos de IA. Foto: Rafael Henrique/Adobe Stock

Para atualizar o seu iPhone e receber a Apple Intelligence, abra o aplicativo Ajustes, toque em Geral e selecione Atualização de Software. O sistema verificará automaticamente se há atualizações disponíveis. Toque em Baixar e Instalar para iniciar e o aparelho receberá as ferramentas da Apple.

Usuários reclamaram também de superaquecimento

A implementação dos recursos de IA, no entanto, foi motivo de queixa entre usuários, em especial porque desgastavam a bateria dos aparelhos e os fazia esquentar. A empresa não se posicionou sobre o assunto.

“Estou no [iPhone 15 e posso confirmar que o Playground e a inteligência artificial da Apple deixaram meu telefone mais quente” disse um usuário no site agregador de notícias Reddit.

Publicidade

Não foram apenas os apps novos que registraram o problema, que se estende ao Fotos e ao FaceTime. As reclamações não pegaram a Apple de surpresa, relatos sobre a temperatura e bateria dos iPhones com iOS 18.2 começaram durante os primeiros testes públicos.

O superaquecimento acontece porque os recursos de IA nos aparelhos acontece localmente, o que dispensa conexão com servidores Apple. Esse método garante privacidade, mas exige muito do hardware.

Novas etapas do sistema operacional mobile da gigante já estão programadas. O iOS 18.3 deve chegar em ainda em janeiro deste ano para otimizar e corrigir recursos disponibilizados pelo Apple Intelligence. A versão mais completa do pacotão ferramentas está prevista para o final do primeiro trimestre, onde a principal novidade estará relacionada com a Siri, que vai ganhar uma super atualização desde seu lançamento, em 2011.

A tendência é que a tecnologia fique mais natural e integrada ao sistema com novas habilidades de conversa da IA da Apple turbinada por grandes modelos de linguagem (LLM).

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.