Lembra do Skype? Microsoft vai encerrar plataforma de videoconferência para priorizar o Teams

A quantidade de usuários ativos na plataforma está desatualizada. Os números mais recentes divulgados pela gigante são de 2023, quando informou que o Skype tinha mais de 36 milhões de usuários

PUBLICIDADE

Foto do author João Pedro Adania
Por João Pedro Adania

Depois de inaugurar o mercado de ligações pela internet, o Skype acabou. A Microsoft, dona do app há 14 anos, anunciou que vai aposentá-lo em 5 de maio para focar em definitivo no Teams.

A quantidade de usuários ativos na plataforma está desatualizada. Os números mais recentes divulgados pela gigante desenvolvedora de softwares são de 2023, quando a empresa informou que o Skype tinha mais de 36 milhões de usuários – léguas de distância do auge, que foi de 300 milhões.

Segundo a última atualização da Microsoft em 2023, o Skype tinha cerca de 36 milhões de contas ativas Foto: Lionel Bonaventure/AFP

PUBLICIDADE

“Sabemos que essa é uma grande mudança para nossos usuários do Skype e somos muito gratos pelo apoio deles, bem como por todos os aprendizados que ajudaram a moldar o Teams nos últimos sete anos”, disse Jeff Teper, presidente de Aplicativos e Plataformas colaborativas do Microsoft 360, ao Tech Crunch recentemente. “Neste momento, concentrar todos os nossos esforços no Teams nos permitirá comunicar uma mensagem mais simples e acelerar a inovação”.

Até o encerramento total do serviço, os usuários terão a opção de migrar todos os seus contatos e dados de conversas para o sistema do Microsoft Teams. Por meio da ferramenta de exportação integrada do app, os usuários também conseguem fazer o download de todos os seus dados.

Publicidade

O Skype até se esforçou, mas não sobreviveu aos concorrentes. O destino do app de ligações parecia traçado desde 2016, quando a Microsoft lançou o Teams. Embora a empresa tenha anunciado uma ferramenta de negócios (o Skype for Business) um ano antes, a chegada do irmão mais novo marcou uma nova direção para a empresa no setor da comunicação online.

Houve muita comparação entre o Teams e o Slack, mas a grande ambição era criar uma plataforma que combinasse ligações de texto e vídeo – áreas que o Skype já atuava.

A Microsoft anunciou um processo que descontinuou o Skype for Business em 2017, e o concluiu quatro anos depois. Dessa forma, o Teams foi escolhido como o aplicativo de comunicação integrado ao Windows 11.

Em dezembro de 2024, a gigante começou a impedir os usuários do Skype de adicionar créditos às contas ou comprar números de telefone, e passou a forçar a migração desses usuários para assinaturas e planos de chamadas.

Publicidade

Todas essas estratégias marcaram o fim gradativo de uma das primeiras empresas a se tornar uma gigante da tecnologia, que surgiu na Europa nos tempos da internet discada.

A Microsoft passou a priorizar o Teams em detrimento do Skype, mas ainda vai deixar os usuários baixar seus dados até o fim do ano Foto: Ascannio / Adobe Stock

O fim do Skype ocorre dois anos após a Microsoft lançar uma versão reformulada do Teams para desktop e web. Nos últimos anos, o uso de chamadas no Teams por consumidores quadriplicou, segundo informações da própria companhia.

A Microsoft passou a incentivar os usuários a migrarem para o Teams Free, que oferece mais recursos do que o Skype, como a integração com calendários. No entanto, o Teams Free não terá algumas das funções mais marcantes do seu antecessor, em especial a capacidade de fazer chamadas para números de telefone fixo e móvel, bem como receber ligações em um número Skype.

Quem ainda tiver créditos nas contas do Skype ainda poderá fazer chamadas por meio de um Teclado de Discagem Skype até o fim da validade da assinatura, mas todas as renovações serão encerradas em 3 de abril de 2025.

Publicidade

Migração do sistema

Durante o período de transição, os usuários podem baixar o app do Teams e fazer login com os perfis do Skype, e os seus contatos e mensagens serão transferidos automaticamente.

Os usuários também têm a opção de exportar seus dados, embora na prática não exista muitas alternativas para importá-los em outros serviços.

Caso os usuários não tomem nenhuma atitude até 5 de maio, a Microsoft dá mais uma colher de chá: os dados serão armazenados até o fim de 2025, mas depois serão deletados.

Para baixar seus dados do Skype

O app armazena o histórico de mensagens, arquivos compartilhados (fotos, vídeos e documentos), e lista de contatos.

Publicidade

Para solicitar seus dados pelo navegador, acesse a página de solicitação de dados, faça o login com a conta da Microsoft (a mesma usada no Skype), escolha o que deseja exportar. O processo pode demorar um pouco.

Quando a opção Enviar Solicitação aparecer, clique nela e você receberá um email ou notificação para informar que o download já pode ser feito. Volte ao mesmo endereço e clique em Download.

Como acessar os dados exportados

Os dados ficarão disponíveis nos formatos JSON para conversas e ZIP para arquivos de mídia. Para ver as mensagens, use um visualizador compatível ou um editor de texto como o Notepad++.

Alternativa: migrar seus dados para o Microsoft Teams

Se você pretende continuar em um serviço da Microsoft, é possível para migrar seus contatos e histórico de conversas para o Teams. É só baixar o app, fazer o login com sua conta Skype que os dados são transferidos de maneira automática.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.