Meta leva multa de US$ 840 milhões da União Europeia por violação de regras comerciais

Penalidade está relacionada aos serviços de anúncios da plataforma, o Facebook Marketplace

PUBLICIDADE

Por Redação AFP (AFP)

A União Europeia multou a Meta em quase 800 milhões de euros na quinta-feira, 14, por violar as regras antitruste ao dar aos usuários do Facebook acesso automático ao serviço de anúncios classificados, o Facebook Marketplace.

A Comissão Europeia disse que a gigante da tecnologia dos EUA também abusou de sua posição dominante ao impor condições comerciais injustas a outros provedores de serviços de anúncios classificados online que anunciam em suas plataformas.

Meta é multada pela União Europeia  Foto: Thibault Camus/AP

PUBLICIDADE

A Meta disse que iria recorrer, alegando que a decisão ignorou “as realidades do próspero mercado europeu de serviços de listagem de classificados online”.

“Os usuários do Facebook podem escolher se querem ou não se envolver com o Marketplace, e muitos não o fazem. A realidade é que as pessoas usam o Facebook Marketplace porque querem, não porque são obrigadas”, disse a empresa em um comunicado.

A multa é a mais recente de uma série de penalidades pesadas que a comissão, o órgão regulador da União Europeia de 27 países, impôs contra as grandes empresas de tecnologia por suas práticas nos últimos anos - e está entre as 10 maiores multas antitruste.

Publicidade

A comissão disse que, como o Facebook Marketplace estava vinculado ao Facebook, o primeiro desfrutava de uma “vantagem substancial de distribuição que os concorrentes não podem igualar”.

“Todos os usuários do Facebook têm acesso automático e são regularmente expostos ao Facebook Marketplace, quer queiram ou não”, afirmou.

Além disso, a Meta impôs condições injustas aos concorrentes do serviço de anúncios classificados que anunciavam no Facebook e no Instagram, segundo a comissão.

Isso permitiu que ela “usasse dados relacionados a anúncios gerados por outros anunciantes para o benefício exclusivo do Facebook Marketplace”, afirmou.

A Meta alegou que não “usou os dados dos anunciantes para esse fim” e “criou sistemas e controles para garantir isso”.

Publicidade

“É decepcionante que a Comissão tenha optado por tomar medidas regulatórias contra um serviço gratuito e inovador criado para atender à demanda dos consumidores”, disse a empresa.

De acordo com a UE, a posição dominante da Meta no mercado de redes sociais pessoais vem acompanhada de uma responsabilidade especial de não abusar dela restringindo a concorrência.

A UE multou a empresa em 797,72 milhões de euros (cerca de US$ 840 milhões), quantia que, segundo a comissão, levou em conta a “duração e a gravidade da infração”, bem como o faturamento do Meta e do Facebook Marketplace.

A receita total do Meta no ano passado foi de cerca de US$ 135 bilhões.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Publicidade

c.2024 Fortune Media IP Limited

Distribuído por The New York Times Licensing Group

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.