PUBLICIDADE

Missão que levou civis para caminhada no espaço pousa nos EUA

Missão durou cinco dias e voltou à Terra sem intercorrências; Polaris Dawn marcou a primeira viagem espacial com uma tripulação totalmente civil

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A missão Polaris Dawn, da SpaceX, que levou civis para uma “caminhada” no espaço, chegou ao fim neste domingo, 15. A cápsula Crew Dragon com os quatro integrantes pousou no Golfo do México, próximo à Flórida às 04h37 (pelo horário de Brasília). Uma equipe da empresa de Elon Musk foi designada para o resgate dos tripulantes.

A jornada partiu da Terra na terça-feira, 10, do Kennedy Space Center, na Flórida, com quatro integrantes: o bilionário Jared Isaacman, o tenente-coronel da reserva da Força Aérea americana Scott Poteet, a médica Anna Menon e a engenheira Sarah Gillis, essas sendo as primeiras funcionárias da SpaceX a saírem do planeta. Essa foi a primeira missão desde a era Apollo em que humanos ficaram tão longe da Terra, a cerca de 1,4 mil quilômetros.

Caminhada no espaço de missão Polaris Dawn foi a primeira feita por civis Foto: AFP PHOTO / SpaceX / Polaris

PUBLICIDADE

Dois dias depois do lançamento, Isaacman e Sarah fizeram história se tornando os dois primeiros civis a realizar uma caminhada espacial. A caminhada durou pouco mais de duas horas, tempo consideravelmente curto em comparação com outras realizadas na Estação Espacial Internacional.

“Em casa, todos temos muito trabalho a fazer, mas daqui, parece um mundo perfeito” disse Isaacman enquanto ainda mantinha o corpo fora da cápsula.

O objetivo final do Programa Polaris era a tecnologia da Space X para poder levar civis até o espaço. A operação contou com trajes especiais, recursos inéditos de suporte à vida, pesquisas médicas sobre altitude e teste de conexão de internet no espaço. Para isso, os astronautas enfrentaram riscos, como a exposição aos cinturões de radiação.

Jared Isaacman, esteve por trás do financiamento dessa missão juntamente com a SpaceX - a viagem é a primeira das três previstas no Programa Polaris. A iniciativa é considerada um marco na exploração espacial privada./Com AP e AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.