Musk vai fechar escritório do X em São Francisco após embate com lei sobre identificação de gênero

O proprietário do X entrou em conflito com os líderes da Califórnia e disse que a plataforma de rede social mudaria sua sede para o Texas

PUBLICIDADE

Por Ryan Mac (The New York Times) e Kate Conger (The New York Times )
Atualização:

O X, empresa de rede social de propriedade de Elon Musk, planeja fechar seu escritório em São Francisco “nas próximas semanas”, de acordo com um e-mail interno obtido pelo jornal americano The New York Times.

PUBLICIDADE

No e-mail, que a executiva-chefe do X, Linda Yaccarino, enviou aos funcionários na segunda-feira, 5, a empresa disse que os funcionários se mudariam para os escritórios existentes em San Jose, a cerca de 40 minutos de São Francisco. O X também abrirá um escritório voltado para a engenharia em Palo Alto, Califórnia, que será compartilhado com a xAI, a empresa de inteligência artificial de propriedade de Musk, diz o e-mail.

“Essa é uma decisão importante que afeta muitos de vocês, mas é a decisão certa para nossa empresa a longo prazo”, escreveu Yaccarino aos funcionários.

Empresa disse que os funcionários se mudariam para os escritórios existentes em San Jose e em Palo Alto Foto: Julia Nikhinson/AP

Musk disse no mês passado que mudaria a sede da empresa para o Texas, depois que a Califórnia aprovou uma lei que proíbe os distritos escolares de exigir que os professores notifiquem os pais se seus filhos mudarem sua identificação de gênero. Musk, que tem tido um relacionamento tempestuoso com o estado, disse que essa legislação “forçaria famílias e empresas a deixar a Califórnia para proteger seus filhos”.

O X, anteriormente conhecido como Twitter, foi fundado em São Francisco em 2006. Mudou sua sede para o bairro de Mid-Market, na cidade, em 2012, depois de fechar um acordo com os legisladores locais para obter uma redução de impostos sobre a folha de pagamento. O Twitter tornou-se um símbolo do setor de tecnologia da cidade, já que empresas como o Uber também se mudaram para o bairro.

Publicidade

Desde que Musk comprou o Twitter em 2022, a empresa deixou de pagar o aluguel à Shorenstein, a empresa imobiliária que administra o prédio de escritórios da X na 1355 Market Street. O X também tentou cortar custos transformando parte do espaço em quartos para funcionários que viajam.

Musk e um representante do X não responderam aos pedidos de comentários. Uma porta-voz da Shorenstein não quis comentar.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.