A Microsoft anunciou novas funcionalidades de inteligência artificial (IA) nos aplicativos da empresa, nesta terça-feira, 21, durante o evento Microsoft Build 2024, sua conferência voltada para desenvolvedores. Ontem, a companhia já havia surpreendido o mercado de computadores ao anunciar a linha de PC Copilot+, que possui ferramentas de IA integradas ao Windows 11.
Lançado em 2023, o Copilot opera como a assistente virtual de chatbot da Microsoft com uso de IA e reúne produtos como o Windows 11, Microsoft Edge e Microsoft 365, a suíte de produtividade da empresa. Além da Microsoft, as big techs Meta e Google também estão de olho em bots de IA integrados às plataformas. Conheça os principais recursos lançados hoje durante o Build 2024.
Team Copilot
O Team Copilot promete facilitar a vida de quem perde o foco em reuniões no Teams por meio de anotações em tempo real. No mesmo sentido, o Gemini, IA do Google, oferece anotações ao vivo com a ferramenta “Takes notes for me” (“faça anotações para mim”, em português) durante videochamadas feitas via Google Meet.
As melhorias propostas pela Microsoft incluem resumo do que foi decidido pela equipe, sugestão do momento ideal para mudar de assunto, de forma a otimizar o tempo da conversa, monitoramento do vídeo, áudio e chat, e criação, divisão e rastreamento de tarefas no Microsoft Planner.
Leia também
Funcionários virtuais
Para empresas e desenvolvedores, a Microsoft possibilitará, com o uso da IA, a criação de funcionários virtuais que executam tarefas automaticamente. Dessa forma, o recurso conseguirá monitorar caixas de entrada de e-mail e automatizar tarefas que costumam ser feitas manualmente.
Traduções no Microsoft Edge
Por meio da IA, a companhia promete traduzir vídeos em tempo real de sites como YouTube, LinkedIn e Coursera acessados no navegador Microsoft Edge. A tradução funcionará com a dublagem e legendas ao vivo do conteúdo enquanto o usuário assiste. A ferramenta suporta a tradução do espanhol para o inglês e do inglês para o alemão, hindi, italiano, russo e espanhol.
Além disso, o recurso também tornará os vídeos mais acessíveis para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.
Phi-3-VISION
O Phi-3-VISION é o novo modelo de pequena escala (SLM) de IA da Microsoft e consegue realizar tarefas a partir do recurso visual, por exemplo, entender e trabalhar dados disponíveis em gráficos e tabelas.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.