OpenAI anuncia ChatGPT integrado à Siri, assistente da Apple; veja funcionamento

União do chatbot com assistente havia sido divulgada em maio

PUBLICIDADE

Foto do author Mariana Cury

No quinto, dos 12 dias de anúncios da OpenAI, a novidade desta quarta-feira, 11, foi a integração do ChatGPT ao iOS 18.2, novo sistema do iPhone - o chatbot foi integrado à Siri, à ferramenta de escrita e ao botão Controle de câmera. As novidades fazem parte da Apple Intelligence, a plataforma de inteligência artificial (IA) da Apple.

A integração já havia sido anunciada dentro do pacote das novidades da “segunda fase” da Apple Intelligence. A data da live não foi mera coincidência, a atualização chegou nesta quarta-feira aos usuários, minutos depois do fim da transmissão ao vivo. Os recursos estão disponíveis apenas em inglês e devem chegar em português por volta de abril de 2025.

ChatGPT estará integrado ao iOS 18.2 Foto: Divulgação: Apple

PUBLICIDADE

Para ter a integração com o chatbot, depois de atualizar o sistema operacional para o iOS 18.2, o usuário precisa ir em Ajustes, clicar em Apple Intelligence e Siri, liberar a IA no aparelho e acionar o ChatGPT. Depois disso, a Siri, Ferramenta de escrita e Controle de câmera estarão vinculadas ao ChatGPT.

Com a Siri, o usuário poderá pedir que a assistente pesquise algo diretamente no chatbot. Por exemplo, na live da OpenAI, eles pediram para que a Siri os ajudasse a organizar uma festa de Natal. O comando de voz levou a pesquisa diretamente para o ChatGPT.

Publicidade

A Ferramenta de escrita - novidade da Apple Intelligence - poderá escrever textos do zero usando o chatbot. Além disso, poderá levar trechos de documentos para que o ChatGPT resuma, por exemplo.

E o Controle de câmera - que tem sua estreia também com a Apple Intelligence - permite que o usuário tire uma foto e já receba informações sobre a imagem. Por exemplo, ao tirar foto de um restaurante, o usuário poderá receber informações sobre aquele estabelecimento. Agora, essa pesquisa poderá ser feita por meio do ChatGPT, além de outros navegadores de busca.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.