Serviços como UberPool aumentam trânsito nas cidades, diz estudo

Pesquisa realizada pela consultoria Bruce Schaller afirma que as caronas compartilhadas fazem com que as pessoas usem menos transportes como bicicletas, ônibus e metrôs

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Por Redação Link
Atualização:
UberPool é uma opção dentro do aplicativo do Uber para caronas com mais de um passageiro Foto: Edu Bayer/The New York Times

Aplicativos como Uber e Lyft estão aumentando o trânsito nas principais cidades dos Estados Unidos, segundo um novo estudo. Os maiores culpados por esse problema são as opções de caronas compartilhadas, com vários passageiros dividindo o mesmo carro, como o UberPool e o Lyft Line -- a pesquisa mostra que esses serviços atingem usuários que, se não tivessem a oferta dos aplicativos, andariam a pé, de bicicleta ou de transporte público. As informações são do jornal Washington Post

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A consultoria Bruce Schaller, responsável pelo estudo chamado de “Insustentável?”, concluiu que esse aumento de congestionamento de carros é causado por duas questões. Primeiro, as opções de caronas privadas, só com um passageiro, como o Uber X, não fazem com que as pessoas comprem menos carros – uma promessa que esses aplicativos de transporte costumam fazer. E outro problema é que os serviços compartilhados como UberPool atingem um público diferente que as caronas privadas: eles acabam competindo com transportes como metrô e ônibus, que seriam mais sustentáveis. 

Além disso, a pesquisa aponta que serviços como o Uber Pool aumentam a distância percorrida nas viagens, porque o motorista precisa se locomover para vários lugares para pegar os passageiros. Há também o fato de que essas viagens compartilhadas às vezes têm apenas um passageiro no carro – ele fica sozinho até o motorista pegar um segundo passageiro. 

Segundo o estudo, os aplicativos de carona aumentaram a distância percorrida por carros em mais de 9 bilhões de quilômetros durante seis anos, em nove das principais áreas urbanas dos Estados Unidos. A pesquisa também indica que esse número tende a aumentar à medida que esses aplicativos forem se popularizando.

A reportagem do Washington Post traz o posicionamento do Uber e do Lyft sobre o resultado do estudo. O Uber discordou da informação de que o seu serviço de caronas compartilhadas aumentou a distância percorrida por carros e afirmou que, na verdade, o UberPool ajudou a diminuir a quilometragem. O Lyft também se defendeu, afirmando que mais de 250 mil passageiros do aplicativo abandonaram seus carros particulares porque preferiram as caronas. 

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