A Snap, empresa que é dona do Snapchat, comemorou seu primeiro aniversário como companhia de capital aberto na última sexta-feira, 2. Para os investidores, porém, o clima não era de festa – ao menos considerando a expectativa deles quando compraram ações da empresa na oferta pública inicial (IPO, na sigla de inglês) mais disputada do mercado de tecnologia em anos.
Inicialmente negociados a US$ 17, os papeis da Snap hoje são negociados a US$ 18, em valorização de apenas US$ 1 ao longo do ano todo. O número é ainda mais frustrante ao se considerar que as ações da empresa dispararam 44% em seu primeiro dia no mercado.
Inicialmente a popularidade do Snapchat com jovens foi vista como uma grande ameaça ao líder da indústria, o Facebook. Os principais investidores incluíram T. Rowe Price Group e Fidelity Investments.
Mas o ritmo de expansão da base de usuários do Snapchat ao longo do ano passado não conseguiu atender às expectativas de muitos investidores. As ações despencaram recentemente, depois que uma esperada atualização do aplicativo não conseguiu impressionar muitos usuários – incluindo Kylie Jenner, que estrela o reality show“Keeping up with the Kardashians”.
“Esta é uma empresa em fase de consolidação que por um acaso passou a ser listada”, disse Brian Wieser, analista da Pivotal Research, que recomenda vender ações da Snap.“Ainda não sabemos se algum dia será lucrativa.”
Na última sexta-feira, a ação da Snap teve alta de 4,6%, ou US$ 0,80, para US$ 18,01, após o site de notícias Cheddar ter publicado que a empresa está trabalhando em novos óculos equipados com câmera – os Spectacles. A primeira versão deles, lançados em 2016, porém, deram bastante prejuízo à empresa.
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