A SpaceX está pronta para fazer o terceiro teste de voo do Starship, super foguete da empresa de Elon Musk, nesta quinta-feira, 14, com janela de lançamento se iniciando às 9h da manhã (horário de Brasília). A empresa já havia indicado o lançamento, mas ainda precisava de aprovação da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês). Com a autorização, Musk espera que o teste seja mais um passo para o desenvolvimento do foguete que deve ser usado para uma futura missão em Marte.
O voo será transmitido pelo YouTube, na conta da SpaceX e no X pelo perfil oficial da empresa, e pode ser acompanhado a partir das 8h30 da manhã.
Se for realizado, o voo será o terceiro teste completo do Starship desde o ano passado, quando começaram os lançamentos com todo o equipamento — o foguete e o propulsor chamado Super Heavy, com 33 motores.
Leia também
Mesmo antes da aprovação da FAA, o Starship já estava montado e pronto para o processo de lançamento na base da empresa, em Boca Chica, no Texas. A estratégia já foi usada outras vezes por Musk para pressionar o órgão a liberar o voo.
O primeiro lançamento, feito em abril de 2023, acabou em explosão após a decolagem, antes da separação dos dois estágios do foguete. Já na segunda tentativa, as partes do foguete se separaram no ar, mas o primeiro estágio explodiu logo após a separação, ao invés de retornar intacto para a base.
Os dois lançamentos foram comemorados pela equipe da SpaceX, por gerar dados que podem ser usados para melhorar os foguetes seguintes, de acordo com a empresa.
Agora, o terceiro voo pode avançar ainda mais na evolução do foguete. O lançamento também será realizado a partir da base da empresa, em Boca Chica, no Texas, e a nave não terá tripulação nem carga no teste.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.