Tecnologia de publicidade do Google é alvo de processos da imprensa na UE

Conselho Europeu de Editores questionou a empresa sobre o monopólio de publicidade digital por meio da ferramenta de adtech

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Por Agências
Atualização:
Segundo oConselho Europeu de Editores, a queixa se encaixa em mais uma ação antitruste envolvendo o Google Foto: Shannon Stapleton / Reuters

O Google foi alvo de mais uma queixa antitruste do Conselho Europeu de Editores sobre seu negócio de publicidade digital na última sexta-feira, 11, potencialmente fortalecendo a investigação da chefe antitruste da União Europeia, Margrethe Vestager, sobre o assunto.

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O órgão comercial de empresas de mídia europeias, cujos membros incluem Axel Springer, News UK, Condé Nast, Bonnier News e Editorial Prensa Ibérica, levou sua queixa à Comissão Europeia, alegando que o Google tem um domínio de adtech (tecnologias voltadas para a publicidade digital) sobre os veículos de imprensa.

"Já é hora de a Comissão Europeia impor medidas ao Google que realmente mudem, não apenas desafiem seu comportamento", disse o presidente do Conselho, Christian Van Thillo, em comunicado. "O Google alcançou o controle de ponta a ponta da cadeia de valor de adtech, ostentando participações de mercado de até 90% a 100% em segmentos da cadeia de tecnologia da publicidade", disse ele.

O Google disse que os veículos de imprensa se beneficiam de seus serviços de adtech. "Quando optam por usar nossos serviços de publicidade, eles mantêm a maior parte da receita e todos os anos pagamos bilhões de dólares diretamente aos parceiros de publicação em nossa rede de anúncios", disse um porta-voz da empresa.

O Google é a unidade da Alphabet que mais faturou com anuncios online em 2020: foram faturou US$ 147 bilhões, com anúncios em busca, YouTube e Gmail — fatia que representou a maior parte de suas vendas e lucros gerais.

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