TikTok suspende recompensas para usuários no app após pressão da União Europeia

Versão do app que premiava usuários com vouchers foi alvo de críticas após ser lançado na França e na Espanha

PUBLICIDADE

Por Kelvin Chan (AP)

O TikTok disse nesta quarta-feira, 24, que está interrompendo um recurso em seu novo aplicativo que recompensa os usuários na Europa por assistirem a vídeos, depois de enfrentar a pressão dos reguladores preocupados que os recursos possam ser viciantes. O TikTok Lite foi lançado na França e na Espanha neste mês de Abril.

A empresa recuou dias depois que a União Europeia alertou que o aplicativo TikTok Lite poderia ter violado os regulamentos digitais do bloco de 27 nações quando foi lançado no início deste mês. A Comissão Executiva da UE ameaçou suspender os recursos que representam um risco para as crianças.

TikTok lite foi lançado na França e na Espanha neste mês de março, mas foi suspenso pela empresa  Foto: Michael Dwyer/AP

PUBLICIDADE

“O TikTok sempre procura se envolver de forma construtiva com a Comissão da UE e outros órgãos reguladores”, disse a empresa um post no X. “Estamos, portanto, suspendendo voluntariamente as funções de recompensas no TikTok Lite enquanto abordamos as preocupações que eles levantaram.”

O TikTok Lite, que foi lançado na França e na Espanha, é uma versão reduzida do aplicativo principal do TikTok que permite que os usuários ganhem recompensas. Os pontos ganhos ao assistir vídeos, curtir conteúdo e seguir criadores de conteúdo podem ser trocados por prêmios, incluindo vouchers da Amazon e cartões-presente no PayPal.

Publicidade

As autoridades da UE alertaram no início desta semana que o TikTok poderia enfrentar uma ordem já na quinta-feira, 25, para suspender os recursos de recompensa. Eles exigiram que a empresa entregasse informações sobre o aplicativo, incluindo uma avaliação de risco que deveria ter sido realizada antes do lançamento do aplicativo, sob ameaça de pesadas penalidades financeiras.

“Nossos filhos não são cobaias para as redes sociais”, disse o Comissário Europeu Thierry Breton em uma publicação em resposta ao anúncio.

Ele observou que o aplicativo principal TikTok enfrenta o escrutínio da UE na forma de uma investigação aprofundada sobre sua conformidade com a Lei de Serviços Digitais do bloco. Bruxelas está examinando se o TikTok está fazendo o suficiente para conter os “riscos sistêmicos” decorrentes de seu design, incluindo “sistemas algorítmicos” que podem estimular “vícios comportamentais”. Os escritórios estão preocupados com o fato de que as medidas, incluindo ferramentas de verificação de idade para impedir que menores de idade encontrem “conteúdo inadequado”, podem não ser eficazes.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.