PUBLICIDADE

Twitter desvaloriza e só vale 33% do valor pago por Elon Musk há um ano

Rede social vê queda desde março, quando o bilionário avaliou a empresa em pouco menos da metade do valor da compra

PUBLICIDADE

Foto do author Maria Isabel Miqueletto

Talvez um dos bilionários mais famosos do planeta tenha feito uma compra equivocada. Pouco mais de um ano após Musk sinalizar o interesse pela rede social, o Twitter agora vale cerca de um terço do que o dono da Tesla pagou pela plataforma, segundo a agência de notícias Bloomberg, que creditou a informação à Fidelity, empresa que recentemente reduziu o valor de sua participação nas ações da rede social.

PUBLICIDADE

Musk pagou US$ 44 bilhões pelo Twitter e concluiu o negócio em outubro do ano passado. Em março deste ano, o bilionário afirmou que avaliava a empresa em US$ 20 bi, menos da metade do valor da compra da rede social, de acordo com um e-mail analisado pelo The Wall Street Journal. O investimento de Musk no Twitter, porém, agora vale apenas de 33% do valor pago, algo em torno de US$ 15 bilhões. No entanto, segundo a reportagem da Bloomberg, não há detalhes de como a Fidelity chegou ao novo valor da avaliação ou se ela tem alguma informação privada da empresa.

Essa não foi a primeira redução no valor de participação da Fidelity no Twitter, segundo a reportagem. Em novembro do último ano, o valor foi reduzido para 44% do preço da compra, seguido por novas reduções em dezembro e fevereiro.

Em março, na época em que avaliou a empresa em US$ 20 bi, Musk disse estar otimista sobre o futuro da empresa. “Vejo um caminho claro, mas difícil, para uma avaliação de mais de US$ 250 bilhões”, disse em nota enviada para a equipe.

O Twitter tem passado por grandes mudanças desde a aquisição de Musk – muitas delas não agradaram o mercado ou os usuários. Segundo a Bloomberg, a rede social tem enfrentado dificuldades financeiras sob o comando do bilionário: houve uma queda de 50% na receita de publicidade. A tentativa de gerar receita por meio do Twitter Blue não gerou resultados satisfatórios até o momento, e no final de março, menos de 1% dos usuários mensais haviam se cadastrado para a assinatura, segundo a reportagem. No início de maio, Musk anunciou Linda Yaccarino, ex-executiva da NBCUniversal, como a nova CEO da plataforma.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.