Twitter desvaloriza e só vale 33% do valor pago por Elon Musk há um ano

Rede social vê queda desde março, quando o bilionário avaliou a empresa em pouco menos da metade do valor da compra

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Foto do author Maria Isabel Miqueletto

Talvez um dos bilionários mais famosos do planeta tenha feito uma compra equivocada. Pouco mais de um ano após Musk sinalizar o interesse pela rede social, o Twitter agora vale cerca de um terço do que o dono da Tesla pagou pela plataforma, segundo a agência de notícias Bloomberg, que creditou a informação à Fidelity, empresa que recentemente reduziu o valor de sua participação nas ações da rede social.

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Musk pagou US$ 44 bilhões pelo Twitter e concluiu o negócio em outubro do ano passado. Em março deste ano, o bilionário afirmou que avaliava a empresa em US$ 20 bi, menos da metade do valor da compra da rede social, de acordo com um e-mail analisado pelo The Wall Street Journal. O investimento de Musk no Twitter, porém, agora vale apenas de 33% do valor pago, algo em torno de US$ 15 bilhões. No entanto, segundo a reportagem da Bloomberg, não há detalhes de como a Fidelity chegou ao novo valor da avaliação ou se ela tem alguma informação privada da empresa.

Essa não foi a primeira redução no valor de participação da Fidelity no Twitter, segundo a reportagem. Em novembro do último ano, o valor foi reduzido para 44% do preço da compra, seguido por novas reduções em dezembro e fevereiro.

Em março, na época em que avaliou a empresa em US$ 20 bi, Musk disse estar otimista sobre o futuro da empresa. “Vejo um caminho claro, mas difícil, para uma avaliação de mais de US$ 250 bilhões”, disse em nota enviada para a equipe.

O Twitter tem passado por grandes mudanças desde a aquisição de Musk – muitas delas não agradaram o mercado ou os usuários. Segundo a Bloomberg, a rede social tem enfrentado dificuldades financeiras sob o comando do bilionário: houve uma queda de 50% na receita de publicidade. A tentativa de gerar receita por meio do Twitter Blue não gerou resultados satisfatórios até o momento, e no final de março, menos de 1% dos usuários mensais haviam se cadastrado para a assinatura, segundo a reportagem. No início de maio, Musk anunciou Linda Yaccarino, ex-executiva da NBCUniversal, como a nova CEO da plataforma.

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