O Twitter pretende recomendar apenas tuítes de contas pagas da rede social, tuitou o bilionário Elon Musk na noite desta segunda-feira, 27. A mudança deve entrar em vigor em 15 de abril.
Na prática, a alteração nos algoritmos do Twitter significa que a plataforma deve colocar na tela de terceiros apenas perfis que sejam assinantes do Twitter Blue, serviço que fornece um selo azul de verificação junto com outros benefícios por R$ 42 ao mês.
Hoje, a aba de recomendações, batizada de “Para Você”, traz tuítes de contas verificadas e não-verificadas. Além disso, apresenta publicações de pessoas seguidas ou não pelo usuário.
“(Este) É a única maneira realista de resolver a onda de robôs de inteligência artificial tomando conta (da rede social)”, escreveu Musk, acrescentando que robôs verificados podem continuar na plataforma, desde que respeitem as políticas internas e não se passem por humanos. “Do contrário, é uma batalha perdida.”
Além disso, Musk afirmou que votações em enquetes devem ser exclusivas para perfis verificados e assinantes do Blue — esta é outra maneira de conter a enxurrada de robôs que toma conta do Twitter.
Na semana passada, o Twitter anunciou que todas as contas verificadas e não-assinantes do Blue (ou seja, que receberam o selo azul antes da gestão de Musk, em outubro de 2022) perderão o benefício a partir de 1.º de abril.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.