UE obriga Apple a adotar entradas USB-C no continente

Empresa californiana é conhecida por ter suas próprias entradas de conexão diferente das demais fabricantes; na Europa, terá que abandonar o Lightning até 2024

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:
Apple adotou padrão de entrada Lightning no iPhone 5, de 2012 Foto: Jason Reed/Reuters

A Apple terá que mudar o conector dos iPhones vendidos na Europa até 2024, depois que países e parlamentares da União Europeia concordaram, nesta semana, com uma única porta de carregador para telefones celulares, tablets e câmeras.

PUBLICIDADE

A intervenção política, que a Comissão Europeia disse que facilitará a vida dos consumidores e economizará dinheiro, ocorreu após as empresas não chegarem a uma solução comum.

Bruxelas vem pressionando por uma única entrada de carregador há mais de uma década, motivada por reclamações de usuários de iPhone e Android sobre a necessidade de mudar para carregadores diferentes para seus dispositivos.

Os iPhones são carregados a partir de um cabo Lightning, enquanto os dispositivos baseados em Android usam conectores USB-C.

Metade dos carregadores vendidos com telefones celulares em 2018 tinham conector USB micro-B, enquanto 29% tinham conector USB-C e 21% conector Lightning, de acordo com um estudo da Comissão de 2019.

Publicidade

"No outono de 2024, o USB Type-C se tornará a porta de carregamento comum para todos os telefones celulares, tablets e câmeras na União Europeia", disse o Parlamento Europeu em comunicado.

O chefe da indústria da União Europeia, Thierry Breton, disse que o acordo economizará cerca de 250 milhões de euros para os consumidores.

A Apple, que alertou que a proposta prejudicaria a inovação e criaria uma montanha de lixo eletrônico, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

"Estamos orgulhosos de que laptops, e-readers, fones de ouvido, teclados, mouses de computador e dispositivos portáteis de navegação também estejam incluídos", disse Alex Agius Saliba, que conduziu o debate no parlamento.

Os laptops terão que cumprir a legislação em até 40 meses após sua entrada em vigor. O executivo da União Europeia terá o poder no futuro para harmonizar os sistemas de carregamento sem fio.

Publicidade

O fato de o acordo também abranger leitores eletrônicos, fones de ouvido e outras tecnologias impactará Samsung, Huawei e outros fabricantes de dispositivos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.