As atitudes de Elon Musk depois que se tornou integrante do novo governo Donald Trump estão fazendo com que a Tesla, montadora de carros elétricos do bilionário, sofra com a queda de venda em todo o mundo. Desde o ano passado, quando declarou apoio público ao presidente que tomou posse no último janeiro, a montadora com sede em Austin, no Texas, tem visto seus números de venda diminuírem e agora lida com um boicote que associa a marca e seu dono a ideologias nazistas.
As vendas da Tesla despencaram na Europa. Em janeiro, a Noruega – onde a frota de veículos elétricos ultrapassou a de movidos a combustão em 2024 – registrou queda de 37,9% nas vendas da Tesla. O mesmo aconteceu na França, onde as vendas caíram 63,4%. Na Espanha o cenário fica pior: a Tesla sofreu uma queda de 75,4%.

Um dos motivos que tem levado dezenas de pessoas às ruas é o comportamento de Musk — e como ele se portou na posse do presidente americano Donald Trump. Ao fazer um discurso na cerimônia, o bilionário fez uma saudação semelhante a um gesto nazista, levantando o braço direito com a palma da mão aberta.
Dias após o gesto de Musk, ativistas do grupo alemão Center for Political Beauty e manifestantes britânicos do grupo político Leaded by Donkeys, projetaram a cena do bilionário com o braço erguido na Gigafactory da Tesla em Berlim. As palavras “Heil Tesla” apareceram lado a lado na ocasião.
“Este é o verdadeiro Elon Musk”, disse o Led by Donkeys em suas redes sociais. “Não compre um Tesla”, pediram os ativistas.
Adesivos contra a Tesla
Proprietários de carros da marca arrumaram um jeito criativo – e bem-humorado – de protestar. Eles colam o adesivo que diz: “Eu comprei isso antes de sabermos que Elon era louco”.
“Vi um aumento massivo nas vendas [dos adesivos] em toda Europa”, disse Matthew Hiller, dono da loja de adesivos Mad Puffer Stickers, com sede no Havaí, ao site especializado Wired. “Os maiores compradores vêm da França, Noruega e Reino Unido”, disse Hiller. Ele afirma que já enviou milhares de adesivos ao redor do mundo. “Deve haver muitos donos de Tesla descontentes por aí”.
“Fiz um test drive em um Tesla em 2023, mas naquela época Musk já havia comprado o Twitter, e eu vi o que ele estava fazendo com a plataforma”, diz Hiller. Ao manipular o algoritmo para favorecer opiniões de extrema direita, mudar as políticas de checagem de informações falsas e banir perfis de que ele não gostava, Musk desincentivou o empresário a comprar um Tesla. “É como ter um boné MAGA sobre rodas”.
A polêmica saudação de Musk, no dia da posse para o segundo mandato Trump, impulsionou as vendas de Hiller. “Desde então, tem sido uma média de 500 vendas por dia”, afirma ao Wired. “Esse momento ultrapassou todo o barulho usual em torno de Elon. Até mesmo os moderados que não prestavam muita atenção ao governo acordaram e pensaram: ‘Meu Deus, o que fizemos?’”.
Outro adesivo popular da Mad Puffer Stickers diz “Club Anti-Elon Tesla” e estampa até carros de acionistas da empresa. O descontentamento de acionistas tem ido além dos adesivos. Em janeiro, o fundo de pensão do serviço público holandês ABP vendeu sua participação de €782 milhões na empresa. Ainda no começo do ano, o ministro do Esporte e Turismo da Polônia, Sławomir Nitras, defendeu o boicote à Tesla. “Não há justificativa para que um polonês razoável continue comprando Teslas”, disse.

Na Alemanha, onde Musk causou indignação ao apoiar o partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD, na sigla em alemão), algumas empresas cortaram relações com a Tesla. A rede de farmácias Rossmann, com 4,7 mil lojas na Europa, trocou sua frota de Teslas por outros veículos elétricos e citou “incompatibilidade” entre seus valores e a ideologia do bilionário.
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A também alemã LichtBlick rompeu laços com a montadora ao anunciar no LinkedIn: “Estamos desconectando os veículos Tesla de nossa frota”. Kelvin Lütje, chefe do setor imobiliário da empresa, disse que o apoio de Musk a Trump e a partidos extremistas “é completamente incompatível com os valores da LichtBlick.”
Concorrentes da Tesla se beneficiam dos boicotes. “Temos visto um aumento de consumidores migrando para a Polestar nos últimos meses”, disse Michael Lohscheller, CEO da Polestar na Alemanha, ao Wired. Ele chamou o apoio de Musk à AfD de “totalmente inaceitável”.
As vendas da Tesla caíram 13% em toda a União Europeia em 2024.