O WhatsApp anuncia nesta quinta-feira, 13, três novos recursos que levam mais segurança para o aplicativo e protegem o usuário de roubos de contas. As novidades já foram implementadas pela Meta, dona do mensageiro, e não precisam ser ativadas pelo usuário.
A primeira novidade é a proteção de conta: por ela, o usuário receberá uma notificação ao trocar de aparelho, pedindo para que o novo cadastro seja confirmado no dispositivo antigo. “Esse recurso pode alertar você sobre uma tentativa não autorizada de transferir sua conta para outro dispositivo”, afirma.
Além disso, o WhatsApp vai começar a vasculhar os dispositivos em busca de agentes digitais maliciosos (malwares) que possam tentar invadir e tomar contas (ATO, na sigla em inglês). De modo automático, o aplicativo irá gerar códigos únicos de acesso para impedir terceiros de contaminar o dispositivo.
Por fim, o mensageiro traz o recurso de “transparência essencial”, que verifica automaticamente se uma conexão é segura e criptografada de ponta a ponta.
Segundo o WhatsApp, a vantagem dessas novas funções é que o usuário não precisa alterar nenhuma configuração. Ainda, a empresa aponta que, de modo proativo, o usuário pode aumentar a autenticação em dois fatores e realizar backups periodicamente.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.