Designer do iPhone e do iPod, Jony Ive vai deixar a Apple

Executivo que também criou visual do iPad e do iMac abrirá seu estúdio de design; para Jobs, inglês era a segunda pessoa com ‘maior poder’ sobre a empresa, abaixo somente dele próprio

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Veterano.Sir Jonathan Ive, conhecido também como Jony Ive, trabalhavana Apple desde 1992 Foto: Reuters/Lucas Jackson

Responsável por criar projetos icônicos, como o do iPod, do iPhone e do iMac, o inglês Sir Jonathan Ive está deixando a Apple. Designer chefe da fabricante americana, Ive anunciou a decisão nesta quinta-feira, 27. A partir de agora, ele vai se dedicar a criar seu próprio estúdio de design, o LoveFrom, que terá a empresa de Cupertino como um de seus primeiros clientes. 

PUBLICIDADE

"Não serei mais um funcionário da Apple, mas estarei muito envolvido ainda com a empresa. Parece uma hora boa e natural para fazer essa mudança", disse Ive ao jornal inglês Financial Times, em uma entrevista exclusiva. Em seu lugar, assumirão conjuntamente os executivos Evans Hankey e Alan Dye, vice-presidentes de design industrial e de interface de design, respectivamente. 

Considerado pelo fundador da Apple Steve Jobs como "a pessoa com maior poder operacional dentro da Apple, a exceção de mim", Ive é o responsável pelo design icônico de muitos produtos da segunda fase da empresa, a partir do final dos anos 1990 – além dos já citados, ele também projetou o iPad e supervisionou a criação do Apple Watch. 

De quebra, também inspirou a criação do Apple Park, sede inaugurada pela empresa em 2017 em Cupertino. "Ele é uma figura singular no mundo do design e ajudou a Apple a ganhar nova vida nos anos 1990", declarou Tim Cook, presidente executivo da Apple, em comunicado publicado pela empresa nesta quinta-feira. 

Publicidade

Nova fase. Segundo Ive, seus próximos trabalhos serão na área de tecnologia vestível e saúde, bem como "projetos pessoais". Por enquanto, o estúdio ficará na Califórnia, mas poucos detalhes além disso foram divulgados pelo designer, nomeado cavaleiro inglês pela Rainha Elizabeth II em 2012. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.