iOS 18: veja cinco recursos ‘secretos’ do novo sistema do iPhone

Conferência revelou novas funções da geração mais recente do sistema operacional

PUBLICIDADE

Por Sabrina Brito

No dia 10, a Apple anunciou, entre diversas outras novidades, o iOS 18, nova versão do sistema operaciona do iPhone cujo lançamento oficial está previsto para setembro. Os anúncios foram feitos na Worldwide Developers Conference (WWDC 2024), evento realizado para desenvolvedores da companhia.

No entanto, algumas novas funcionalidades não foram divulgadas na WWDC - ou seja, ficaram quase secretos. Exemplo disso é a possibilidade de transcrever áudios no aplicativo Notas. Com ela, o usuário pode ler a transcrição sem nem ao menos ler a mensagem em questão.

Apple deixou de anunciar algumas novidades da WWDC de 2024 Foto: Dado Ruvic/REUTERS

PUBLICIDADE

Outra função do iOS 18 garantirá a chance de escrever em dois idiomas diferentes ao mesmo tempo, sem ter que alternar entre eles no teclado. Para configurar essa opção, basta clicar em Configurações, Teclado, Geral, Teclados e Adicionar Novo Teclado.

Além disso, o usuário poderá ter acesso a algumas tarefas do iPhone ainda que o aparelho esteja descarregado. Desse modo, mesmo sem bateria, será possível visualizar o relógio e usar o Buscar do iCloud.

Publicidade

Outra novidade é o fato de que, ao pressionar os botões laterais para aumentar ou diminuir o volume do dispositivo, aparecerão pequenas ondas na porção preta do aparelho. Com isso, você poderá saber se a função foi ativada quando se aperta o botão sem querer, por exemplo.

Por fim, haverá um novo mecanismo na função de carregamento otimizado. Antes do iOS 18, a configuração permitia apenas que o dispositivo carregasse até os 80% de bateria de forma contínua. Agora, será possível escolher entre os 80% e 100% de bateria para limitar o carregamento.

Para além dessas novas funcionalidades, o iOS 18 permitirá, por meio da Apple Intelligence, que o usuário envie comandos de texto e voz à Siri e que resuma em tópicos o conteúdo de áudios e ligações, por exemplo. A novidade foi revelada na WWDC.

O aplicativo Fotos também será atualizado, sendo que a nova geração de iPhones poderá criar, sem comandos, pastas separadas por temas ou assuntos.

Publicidade

Já na tela inicial, os ícones de apps não precisarão mais se encaixar no layout que deixa todos alinhados, e ainda poderão apresentar a cor escolhida pelo dono do aparelho.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.