Novos AirPods, da Apple, podem ganhar câmera em nova geração; entenda

Recurso pode ajudar na integração com o óculos Apple Vision Pro

PUBLICIDADE

Por Sabrina Brito

Um novo relatório elaborado pelo analista e especialista em produtos da Apple Ming-Chi Kuo informa que a empresa lançará até 2026 uma nova versão dos fones de ouvido AirPods com câmeras infravermelhas embutidas.

De acordo com Kuo, os novos fones terão câmeras semelhantes àquela usada para fazer a leitura biométrica do Face ID no iPhone e no iPad. O objetivo seria integrar os AirPods ao Vision Pro, óculos de realidade mista da empresa, e a outros aparelhos do tipo que a companhia ainda lançará.

Assim, o componente não serve para tirar fotos ou gravar vídeos.

AirPods ganharão câmera em breve, diz documento Foto: Reprodução/Apple

PUBLICIDADE

O relatório diz que o objetivo da Apple é melhorar a experiência do usuário e “fortalecer o ecossistema de computação espacial”. Por exemplo: quando o usuário estiver assistindo a um vídeo ou filme com o Vision Pro e colocar os novos AirPods, se ele virar a cabeça em uma determinada direção, a fonte do som pode ser aumentada ou diminuída para tornar a experiência ainda mais realista e imersiva.

O documento traz ainda a informação de que as câmeras poderão ser usadas para detectar mudanças de imagem no ambiente, o que aproximaria o usuário ainda mais da realidade virtual apresentada na sua frente.

Hoje em dia, os modelos mais avançados de AirPods já são compatíveis com o Apple Vision Pro. Contudo, o acréscimo da câmera infravermelha pode melhorar a precisão da integração entre os dispositivos. O relatório indica que o acréscimo da câmera pode “otimizar a experiência do som e computação espacial”.

A Apple já registrou uma patente para um recurso ligado a controles com gestos feitos no ar, o que tornaria o sistema ainda mais avançado e permitiria uma integração quase total do corpo com os aparelhos da companhia.

Segundo Ming-Chi Kuo, a fabricante da câmera que será usada nos fones de ouvido será a FoxConn, empresa de Taiwan que já integra a montagem de aparelhos da Apple. Em um primeiro momento, estima-se que cerca de dez milhões de câmeras para AirPods poderiam ser produzidas pela FoxConn.

Publicidade

A Apple não comentou o relatório

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.