Apple Intelligence, que integra ChatGPT à Siri, chega ao iPhone nesta semana; veja como instalar

iOS 18.2 traz pacote de novos recursos para a plataforma de inteligencia artificial da Apple

PUBLICIDADE

Foto do author Mariana Cury

O iOS 18.2 chegará aos usuários nesta semana, e, junto com ele, chegarão ao iPhone alguns dos mais aguardados recursos da “fase 2″ da Apple Intelligence, a plataforma de inteligência artificial (IA) da marca. Entre eles estão a integração da Siri com o ChatGPT, o Genmoji, o Image Playground.

Agora, será possível acessar o ChatGPT diretamente da Siri ou da Ferramenta de escrita, que também pode utilizar o chatbot para criar textos do zero. O usuário também poderá sugerir para a assistente de escrita a forma que gostaria que o texto fosse escrito, como em formato de poema, por exemplo. Para isso, não vai ser necessário ter uma conta do ChatGPT e as informações não serão usadas para treinamento da OpenAI.

Apple Intelligence está disponível apenas para os modelos mais recentes de iPhone Foto: Divulgação: Apple

Como atualizar o iPhone para receber a Apple Intelligence?

PUBLICIDADE

Para atualizar o seu iPhone para o iOS 18.2, abra o aplicativo Ajustes no seu iPhone, toque em Geral e selecione Atualização de Software. O sistema verificará automaticamente se há atualizações disponíveis. Toque em Baixar e Instalar para iniciar a atualização e o aparelho receberá a ferramenta da Apple.

Tudo isso estará disponível apenas em inglês inicialmente, mesmo em território brasileiro. A expectativa da companhia é tornar o recurso disponível em português apenas em 2025.

Publicidade

Aparelhos compatíveis com Apple Intelligence

O iOS 18.2 está disponível para a maioria dos iPhones recentes, incluindo modelos a partir do iPhone XS e iPhone XR, além do iPhone SE (2ª geração ou posterior. Entretanto, a ferramenta de inteligência artificial (IA) da empresa, funciona apenas no iPhone 15 Pro e na linha iPhone 16.

Quais são os recursos da atualização da Apple Intelligence?

Além da integração com o ChatGPT, a Apple Intelligence virá cheia de ferramentas. Uma delas é o Visual Intelligence, que permitirá que o usuário tenha informações de lugares apenas apontando a câmera do iPhone para o objeto e, assim, sendo direcionado para pesquisar no Google ou no ChatGPT. Nesse sentido, O Image Wand transformará conteúdos escritos no Notas em imagens.

Com o Genmoji, o usuário poderá criar um emoji personalizado diretamente do teclado. E, com o novo aplicativo do Image Playground, será possível criar colagens usando descrições e conceitos do seu Rolo de câmera com a inteligência artificial generativa.

Além disso, o Mail e o Safari ganharão algumas facilidades com a Apple Intelligence. Por exemplo, agora, os e-mails poderão ser organizados em “categorias” para facilitar o dia a dia. O Safari ganhará novas opções de imagens de customização e, além disso, a opção Importar e Exportar permitirá transferir os dados pesquisados no Safari para outro navegador e vice-versa.

Publicidade

Quando a Apple Intelligence estará completamente disponível?

A Apple está fazendo a implementação da nova ferramenta em etapas. O iOS 18.3, programado para janeiro de 2025, deve trazer mais aprimoramentos e correções de bugs, “preparando o terreno” para a implementação completa da Apple Intelligence.

Por fim, chega o iOS 18.4, prevista para o final do primeiro trimestre de 2025, que trará a integração completa da ferramenta com a Siri. A assistente pessoal ganhará seu principal pacote de atualizações desde o seu lançamento, em 2011. A tecnologia ficará mais natural e integrada ao sistema, graças às novas habilidades de conversa da inteligência artificial da Apple, turbinada por grandes modelos de linguagem.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.