Uma comumente adotada por usuários para um celular molhado é colocá-lo em um saco de arroz. Segundo a teoria, o arroz absorveria toda a água, recuperando o aparelho sem muitos danos. A Apple, no entanto, alerta que essa não é uma alternativa eficaz e pode, inclusive, estragar o iPhone, celular da marca. “Não coloque o seu iPhone em um saco de arroz. Fazer isso pode permitir que pequenas partículas de arroz danifiquem o seu iPhone”, avisa a Apple em seu site de suporte.
A tecnologia do iPhone alerta o usuário caso detecte líquido quando ele é conectado a um cabo ou acessório. O líquido pode estar no conector Lightning (carregador) ou USB-C, no cabo ou no acessório. O alerta está disponível nos modelos iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone XR, ou mais recentes.
Para proteger os gadgets, o carregamento do celular e a conexão do acessório serão bloqueados até que o conector, as extremidades do cabo e o acessório estejam secos. A Apple informa que, caso o celular seja carregado enquanto estiver molhado, “os pinos do conector ou do cabo podem ser corroídos, o que pode causar dano permanente ou interrupção do funcionamento que resultaria em problemas de conectividade no iPhone ou no acessório”.
Nessa situação, a Apple recomenda que o carregamento só seja feito em caso de emergência. É possível, ainda, utilizar um carregador sem fio.
Leia mais
Mas, já que colocar em um saco de arroz não é uma solução, o que pode ser feito nos casos em que o celular fica molhado? A seguir, veja as dicas da Apple:
O que fazer se o iPhone ou acessório estiver molhado
- Desconecte o cabo do iPhone e da outra extremidade do cabo do adaptador de energia ou acessório. Não conecte o cabo até que o iPhone e o cabo estejam completamente secos
- Bata o iPhone levemente na mão com o conector apontado para baixo para remover o excesso de líquido. Deixe o iPhone em um local seco com fluxo de ar
- Aguarde pelo menos 30 minutos antes de carregar o dispositivo com um cabo Lightning ou USB-C ou conectar um acessório
- Caso veja o alerta novamente, deixe o iPhone em uma área seca com fluxo de ar por até um dia. Pode demorar até 24 horas para o iPhone secar totalmente
- Se o telefone estiver seco, mas ainda não carregar, desconecte o cabo do adaptador e desconecte o adaptador da parede e conecte-os novamente
O que NÃO fazer
- Não seque o iPhone usando uma fonte externa de calor, como secador de cabelo, ou ar comprimido
- Não insira no conector um objeto estranho, como clips de papel ou papel-toalha
- Não coloque o iPhone em um saco de arroz. Pequenas partículas de arroz podem causar danos ao iPhone
Ainda recebo o alerta, mas o celular ou acessório não está molhado
De acordo com a Apple, se o alerta for exibido todas as vezes que um cabo ou acessório específico é conectado, pode ser que o aparelho esteja danificado. Nesse caso, a recomendação é entrar em contato com o suporte da Apple.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.