Apple Watch: Notificação de apneia do sono chega ao Brasil nesta terça; veja como usar

Recurso aguardava liberação regulatória para estrear no País

PUBLICIDADE

Foto do author Bruno Romani
Atualização:

A partir desta terça, 17, o Apple Watch passa a detectar apneia do sono em aparelhos de usuários brasileiros. O recurso foi uma das principais novidades deste ano apresentadas em setembro para o relógio da Apple e aguardava liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para estrear no País - a Apple anunciou que obteve a licença para equipamento médico.

PUBLICIDADE

Para detectar o distúrbio, o relógio usa acelerômetro para entender as vibrações, movimentos e padrões de respiração, identificando alterações no sono do usuário. Se identificar um padrão ao que a Apple chama de “distúrbios respiratórios” (pequenas interrupções no padrão respiratório enquanto o usuário dorme), o relógio envia uma notificação automática para o usuário, que deve, então, procurar um médico.

Ou seja, é uma ferramenta que é apenas o primeiro passo. “O recurso da Apple não fecha um diagnóstico como exames laboratoriais do sono. O médico tem que realizar outros exames para confirmar”, afirma ao Estadão Matt Bianchi, cientista pesquisador da Apple na área de tecnologias da saúde.

Notificação de apneia do sono no Apple Watch series 10 Foto: Apple/Reprodução

Para obter o sinal verde do FDA, a agência regulatória médica dos EUA, a companhia analisou o padrão de sono 4.702 pessoas e 11.156 noites de sono. A partir disso, ela desenvolveu o algoritmo, que usa aprendizado de máquina para detectar padrões. Já com o sistema desenvolvido, a Apple analisou um outro grupo de 1,5 mil pessoas para mostrar a precisão da tecnologia.

Publicidade

Esse segundo estudo de validação clínica é o que recebeu aprovação nos EUA e no Brasil - todos os participantes que tinham pelo menos um nível moderado de apneia foram identificados.

“Demorou um tempo para desenvolver esse algoritmo porque não é rápido obter o grau de diversidade e os grupos de estudo. Esse foi o maior estudo de tecnologia para apneia do sono já enviado para o FDA, o que dá uma noção do trabalho que isso deu para a gente”, diz Bianchi

Apple Watch Ultra 2 é compatível com recurso de apneia do sono  Foto: Apple Reprodução

Quais modelos de Apple Watch detectam apneia do sono?

O novo recurso e compatível com os modelos Series 9 (2023), Series 10 (2024) e Ultra 2 (2024).

Como ativar o recurso de apneia do sono?

Vá ao app Saúde no iPhone. Toque na foto de perfil na parte superior direita. Em Checklist de Saúde, vá em Configurar na seção Notificações de Apneia do Sono e siga as instruções na tela.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.