CES 2025: ‘Surra’ de IA marca apresentação da Samsung com casa inteligente e lançamento de robô

Gigante quer colocar inteligência artificial até em barcos

PUBLICIDADE

Foto do author Bruna Arimathea
Atualização:

LAS VEGAS - A inteligência artificial (IA) continua sendo o assunto principal da CES 2025, principal feira de tecnologia do mundo. O foco, no entanto, agora é em como ela vai ser aplicada no dia a dia. Para a Samsung, esse é um conceito fundamental no que chama de “AI in all” (IA em tudo), com a tecnologia sendo parte de eletrônicos, eletrodomésticos, carros e até barcos.

De acordo com a gigante sul-coreana, depois de trazer a tecnologia para smartphones, é preciso integrar todos os itens possíveis de uma casa para que eles possam não apenas coexistir, mas entender nuances do comportamento do usuário.

JH Han, CEO e chefe da divisão de experiência de dispositivos da Samsung Electronics, fala durante uma coletiva de imprensa da Samsung antes da feira de tecnologia CES em Las Vegas Foto: Abbie Parr/AP

“Este ano, na CES, estamos reforçando nosso compromisso de oferecer experiências personalizadas graças à nossa ampla implementação de AI e continuaremos essa jornada de liderança em AI dentro e fora de casa, não apenas na próxima década, mas no próximo século,” afirmou o representante da companhia.

PUBLICIDADE

A maior parte dessa “reestruturação” vem por meio de um novo smarthub, chamado SmartThings Pro. O aparelho sincroniza atividades de equipamentos domésticos, como máquinas de lavar, climatizadores, geladeiras e assistentes, todos com o objetivo de captar o comportamento do usuário.

Assim, uma receita acessada no celular poderia ter suas informações passadas para um forno, por exemplo, que usa uma IA para extrair informações e identificar quanto tempo o alimento precisa ficar no aparelho.

Além de controlar uma casa, a Samsung ainda anunciou que o Smarthome vai poder fazer toda a integração de um barco. De acordo com a empresa, o SmartThings for ships vai ser capaz de oferecer uma visão geral de energia, sistemas de climatização, proteção e até um modo de pré-navegação, para automatizar a partida do motor do barco.

TVs com IA

Depois de LG e TCL, a Samsung também vai apostar em chatbots de inteligência artificial para suas novas TVs Qled 8K.

Para isso, a empresa apresentou o Vision AI, um sistema capaz de fazer tradução ao vivo, pesquisa e otimização de imagens, além de entender comandos para encontrar conteúdos personalizados para o usuário.

Publicidade

Segundo a companhia, esse processamento vai ser feito por meio do Copilot, IA da Microsoft. Embora não tenha mostrado o funcionamento do Vision AI, a companhia aposta no processamento de linguagem natural para permitir que as TVs interpretem o que foi dito pelo usuário, procure na base de dados os conteúdos que tenham compatibilidade com a descrição e apresentar os resultados diretamente na tela, com a plataforma na qual o filme ou a série está disponível.

Robô doméstico

A empresa ainda anunciou que a Ballie, robozinho doméstico apresentado na CES de 2020, vai chegar ao mercado ainda no primeiro semestre de 2025, porém, não confirmou em quais países ele estará disponível.

Equipada com câmeras e sensores, a Ballie pode escanear a casa e ser uma câmera ambulante para cuidar de um pet ou ver se as coisas estão em ordem quando o usuário não está por perto. O robozinho tem, ainda, um mini projetor que pode ser usado para conteúdos ou para informações, por exemplo, como a exibição de um direcionamento por mapa.

* A repórter viajou a convite da Consumer Technology Association (CTA), organizadora da CES

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.