LAS VEGAS - A inteligência artificial (IA) continua sendo o assunto principal da CES 2025, principal feira de tecnologia do mundo. O foco, no entanto, agora é em como ela vai ser aplicada no dia a dia. Para a Samsung, esse é um conceito fundamental no que chama de “AI in all” (IA em tudo), com a tecnologia sendo parte de eletrônicos, eletrodomésticos, carros e até barcos.
De acordo com a gigante sul-coreana, depois de trazer a tecnologia para smartphones, é preciso integrar todos os itens possíveis de uma casa para que eles possam não apenas coexistir, mas entender nuances do comportamento do usuário.
“Este ano, na CES, estamos reforçando nosso compromisso de oferecer experiências personalizadas graças à nossa ampla implementação de AI e continuaremos essa jornada de liderança em AI dentro e fora de casa, não apenas na próxima década, mas no próximo século,” afirmou o representante da companhia.
Leia também
A maior parte dessa “reestruturação” vem por meio de um novo smarthub, chamado SmartThings Pro. O aparelho sincroniza atividades de equipamentos domésticos, como máquinas de lavar, climatizadores, geladeiras e assistentes, todos com o objetivo de captar o comportamento do usuário.
Assim, uma receita acessada no celular poderia ter suas informações passadas para um forno, por exemplo, que usa uma IA para extrair informações e identificar quanto tempo o alimento precisa ficar no aparelho.
Além de controlar uma casa, a Samsung ainda anunciou que o Smarthome vai poder fazer toda a integração de um barco. De acordo com a empresa, o SmartThings for ships vai ser capaz de oferecer uma visão geral de energia, sistemas de climatização, proteção e até um modo de pré-navegação, para automatizar a partida do motor do barco.
TVs com IA
Depois de LG e TCL, a Samsung também vai apostar em chatbots de inteligência artificial para suas novas TVs Qled 8K.
Para isso, a empresa apresentou o Vision AI, um sistema capaz de fazer tradução ao vivo, pesquisa e otimização de imagens, além de entender comandos para encontrar conteúdos personalizados para o usuário.
Segundo a companhia, esse processamento vai ser feito por meio do Copilot, IA da Microsoft. Embora não tenha mostrado o funcionamento do Vision AI, a companhia aposta no processamento de linguagem natural para permitir que as TVs interpretem o que foi dito pelo usuário, procure na base de dados os conteúdos que tenham compatibilidade com a descrição e apresentar os resultados diretamente na tela, com a plataforma na qual o filme ou a série está disponível.
Robô doméstico
A empresa ainda anunciou que a Ballie, robozinho doméstico apresentado na CES de 2020, vai chegar ao mercado ainda no primeiro semestre de 2025, porém, não confirmou em quais países ele estará disponível.
Equipada com câmeras e sensores, a Ballie pode escanear a casa e ser uma câmera ambulante para cuidar de um pet ou ver se as coisas estão em ordem quando o usuário não está por perto. O robozinho tem, ainda, um mini projetor que pode ser usado para conteúdos ou para informações, por exemplo, como a exibição de um direcionamento por mapa.
* A repórter viajou a convite da Consumer Technology Association (CTA), organizadora da CES
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.